Gazeta Esportiva

Sem o goleiro Renan, Botafogo conta com a base para montar elenco

Fernandes foi um dos atletas que renovaram seu contrato com o Glorioso  (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Fernandes foi um dos atletas que renovaram seu contrato com o Glorioso (Foto: Vitor Silva/SSPress)

A diretoria do Botafogo vem dando sinais cada vez mais evidentes que pretende ter a maior parte de seu elenco no próximo ano formada por atletas oriundos das categorias de base. O clube, que já anunciou a prorrogação dos contratos do lateral-esquerdo Jean e do meia Fernandes, nesta terça-feira chegou a um acordo com o zagueiro Emerson, que prorrogou o vínculo até dezembro de 2017.

Emerson tem apenas 20 anos e é visto como o mais promissor zagueiro das categorias de base do Botafogo. Ele foi lançado em alguns jogos esse ano pelo técnico René Simões, principalmente quando o treinador preservou alguns titulares na Copa do Brasil. Foram três partidas com esse comandante, além de ter sido relacionado com Ricardo Gomes para outros jogos. Ele inclusive atuou na despedida do clube na Série B deste ano, no empate sem gols com o América-MG.

Emerson nunca escondeu o desejo de se firmar no Botafogo. Agora, ele terá a oportunidade de integrar o elenco que voltará a disputar a elite do futebol nacional no ano que vem. Ciente da responsabilidade, o defensor está otimista com o futuro.

“É o clube que me deu oportunidade e por isso mesmo o meu objetivo é construir carreira e conquistar muitos títulos com a camisa do Botafogo. Sei que o time pode ter um futuro muito bom na próxima temporada e quero poder ajudar a todos, respeitando os meus companheiros na busca por um espaço na equipe”, disse.

O jogador por enquanto contará com menos concorrência do que em 2015. Isso porque o Botafogo já anunciou as dispensas dos zagueiros Diego Giaretta e Alisson e está encontrando algumas dificuldades para renovar com Renan Fonseca, que tem propostas de São Paulo e Fluminense. Roger Carvalho, porém, está com a renovação de contrato muito bem encaminhada e deve assinar nos próximos dias seu novo vínculo com o Alvinegro. Igor Rabello, do time de juniores, também será promovido aos profissionais.

Em termos de jogadores revelados na base, o Botafogo já tem certo no elenco, além de Emerson, Jean e Fernandes, o lateral-direito Diego, o volante Diérson, o meia Leandrinho e os atacantes Luis Henrique, Vinícius Tanque, Sassá e Ribamar.

Enquanto uns ficarão, outros nomes da base serão liberados. São eles os meias Gegê e Octávio, que não fazem mais parte dos planos da comissão técnica. O volante Andreazzi foi emprestado para disputar o Campeonato Carioca pelo Boavista. O goleiro Renan não chegou a um acordo sobre renovação de contrato e se desligou do clube na noite de segunda-feira. Ele fazia parte do elenco principal desde 2007.

A ideia da diretoria do Botafogo é ter o elenco fechado até o dia 2 de janeiro, quando está marcada a reapresentação do plantel, que vai treinar em Vitória, capital do Espírito Santo, durante a pré-temporada. Alguns amistosos, inclusive, já estão acertados para o período. O primeiro compromisso oficial em 2016 será a estreia no Campeonato Carioca, contra o Bangu, no último fim de semana de janeiro, em local a ser definido.

Exit mobile version