Santos fica a uma vitória de garantir vaga na fase de grupos da Liberta - Gazeta Esportiva
Santos fica a uma vitória de garantir vaga na fase de grupos da Liberta

Santos fica a uma vitória de garantir vaga na fase de grupos da Liberta

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos

19/11/2016 às 08:30

Santos, SP

Vitor Bueno irá disputar sua primeira Libertadores em 2017 (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)
Vitor Bueno irá disputar sua primeira Libertadores em 2017 (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)


Após o triunfo por 3 a 2 sobre o Vitória, na última quinta-feira, na Vila Belmiro, a maioria dos santistas deve ter ligado a TV em algum canal que estivesse passando o duelo entre Palmeiras e Atlético-MG, no estádio Independência. A ideia era torcer por uma derrota do Verdão para ficar somente a três pontos da liderança. Porém, o empate entre as duas equipes não foi tão ruim para o Peixe. Afinal, a igualdade em Belo Horizonte deixou o alvinegro muito perto de garantir a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2017.

Como o Galo não venceu o alviverde, acabou estacionando nos 61 pontos, seis a menos que o vice-líder Santos. Por conta disso, basta aos comandados de Dorival Júnior vencerem um dos três últimos jogos no Brasileirão para confirmarem sua permanência entre os três melhores colocados do torneio nacional.

Caso o Peixe perca para Cruzeiro e Flamengo, mas consiga vencer o já rebaixado América-MG, na última rodada, na Vila Belmiro, o Galo precisará vencer todos os seus jogos para empatar em pontos com o alvinegro. Porém, mesmo que isso aconteça, os mineiros ainda ficarão atrás dos santistas por conta do número de vitórias.

Com o título do Campeonato Brasileiro visto como um sonho e com vaga na Libertadores confirmada após vitória sobre a Ponte Preta, no último dia 6, em Campinas, os atletas do Santos colocaram em mente que ficar no G3 virou prioridade da equipe, pensando em fugir da disputa da primeira fase da competição continental em 2017.

Na próxima temporada, a chamada ‘pré-Libertadores’ terá um grau de dificuldade maior que as edições anteriores. Com as novas regras da competição, o clube terá que passar por dois times até entrar na fase de grupos, totalizando quatro jogos a mais no calendário.

Vale lembrar que o Peixe não disputa uma Libertadores desde 2012. Na oportunidade, ainda com Neymar e Ganso na equipe, o alvinegro acabou sendo eliminado pelo Corinthians na semifinal, após empate em 1 a 1, no Pacaembu, no dia 20 de junho daquele ano.

Conteúdo Patrocinado