Gazeta Esportiva

Na Holanda, torcedor exibe placa antissemita contra Cruyff

Johan Cruyff teve diagnosticado um câncer no pulmão (Foto: Manu Fernandez/AFP)
Johan Cruyff teve diagnosticado um câncer no pulmão (Foto: Manu Fernandez/AFP)

Johan Cruyff, ex-jogador do Barcelona, tem recebido uma grande quantidade de mensagens de apoio desde que teve diagnosticado um câncer no pulmão. Entretanto, na última partida do Ajax frente ao Vitesse, pelo Campeonato Holandês, apesar da homenagem com aplausos no minuto 14 da partida – número que o craque holandês usava na camisa –, um ato em especial manchou a reverência ao comandante do Carrossel Holandês.

Um torcedor do Vitesse levantou uma placa com a sigla “JHK” (Joden Hebben Kanker, ou Judeus Têm Câncer). A mensagem claramente foi endereçada a Cruyff, que acabara de anunciar sua doença.

A direção do Vitesse se mostrou horrorizada com a mensagem antissemita exibida por um adepto do clube e pediu ajuda aos torcedores para identificar o indivíduo. “Vamos fazer todo o possível para identificar o autor do cartaz. Pedimos ajuda a todos os torcedores para identificar essa pessoa porque este comportamento não condiz com a postura do clube”, declarou o clube em nota oficial.

“Felizmente, a homenagem impressionante feita no minuto 14 do jogo representa o tipo de apoio que queremos passar para Johan Cruyff. Os 21 mil aficionados devem prevalecer sobre um único autor de uma mensagem equivocada”, disse o diretor geral do Vitesse.

Ao mesmo tempo, a Federação de Futebol Holandesa já iniciou os trâmites necessários para encontrar o autor da mensagem antissemita.

Exit mobile version