Lula repudia ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior: “Não toleraremos” - Gazeta Esportiva
Lula repudia ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior: “Não toleraremos”

Lula repudia ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior: “Não toleraremos”

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/05/2023 às 18:43 • Atualizado: 25/05/2023 às 18:43

São Paulo, SP

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente no seminário Brasil-África, que ocorreu nesta quinta-feira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. No evento, ele voltou a prestar apoio ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, pelos ataques racistas contra o jogador na partida do último domingo, contra o Valencia.

Lula reafirmou seu repúdio pelo ocorrido e disse que, durante seu governo, não irá tolerar racismo contra nenhum brasileiro ou africano que vive no Brasil. Ele também fez uma publicação em suas redes sociais para reforçar sua declaração.

"Podemos honrar nossa herança africana fazendo da promoção da igualdade racial um eixo contínuo ligando políticas nacionais à atuação internacional do país. Não toleraremos racismo nem contra brasileiros, nem contra africanos no Brasil. Por isso, repudiamos com veemência os ataques racistas que o jogador Vinicius Jr, e tantos outros atletas, vêm sofrendo reiteradamente", escreveu em seu Twitter.



Esta não é a primeira vez que Lula se manifesta sobre os ataques racistas sofridos por Vini Jr. Na data do episódio, o Presidente foi às suas redes e cobrou providências da Fifa, principal entidade do futebol. Na ocasião, o Ministério da Igualdade Racial também foi acionado e notificou as autoridades espanholas.

Recentemente, os governos de Brasil e Espanha ainda publicaram uma nota em conjunto, pedindo por medidas rápidas contra o racismo.

A cerimônia que contou com a presença de Lula foi realizada para celebrar o Dia da África, neste dia 25 de maio. Os Chefes de Missão do Grupo Africano também participaram da celebração.


Entenda o caso


Vinícius Júnior foi vítima de insultos racistas no último domingo, na derrota do Real Madrid para o Valencia, por 1 a 0, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Durante o segundo tempo, torcedores presentes no Mestalla entoaram cantos racistas direcionados ao atacante, que identificou um dos agressores.

Nos acréscimos do jogo, Vini Jr. foi expulso. O atacante se envolveu em uma confusão com jogadores do time rival e recebeu o cartão vermelho por atingir Hugo Duro, com o braço. A reação se deu após o brasileiro ser segurado pelo pescoço pelo mesmo jogador durante a discussão.

O brasileiro fez diversas publicações em suas redes sociais e recebeu apoio de nomes importantes do esporte, como Neymar, Ronaldo Fenômeno, Carlo Ancelotti, Lewis Hamilton e até mesmo Gianni Infantino, presidente da Fifa.



Diante disso, a polícia espanhola prendeu três jovens suspeitos de proferir insultos racistas contra Vinícius Júnior em Valência, na última terça. Na mesma manhã, também foram detidas outras quatro pessoas investigadas por pendurarem um boneco com uniforme do jogador em uma ponte, no fim de janeiro, simulando enforcamento.

Já nesta quinta, o presidente da LaLiga, Javier Tebas, pediu desculpas a Vini Jr. e afirmou que seu intuito "não era criticá-lo". No último domingo, o dirigente havia rebatido as declarações do atleta dizendo que o "racismo era comum na competição".

Conteúdo Patrocinado