Gazeta Esportiva

Se eleito melhor atleta africano, Yaya Touré pode superar marca de Etoo

Acontecerá nesta quinta-feira, em Lagos, na Nigéria, uma cerimônia para a escolha do melhor jogador africano de 2014. Concorrem à premiação, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), o goleiro nigeriano Vincent Enyeama, o atacante gabonês Pierre Aubameyang e o meio-campista marfinense Yaya Touré. Este, inclusive, pode superar a marca de Samuel Eto’o caso vença a disputa neste ano, acumulando o quarto troféu de melhor futebolista do continente de forma consecutiva.

Titular no meio-campo do Manchester City, Yaya Touré vem sendo eleito desde 2011 por suas boas atuações seguidas com a camisa azul. No último ano, quando o City levantou a taça do Campeonato Inglês, Touré foi o artilheiro da equipe com 20 gols marcados. Nas últimas três eleições, o marfinense desbancou o meia Keita, o compatriota Drogba e o nigeriano Mikel, respectivamente.

Apesar de não ter superado sequer a fase de grupos do Mundial no Brasil com a Costa do Marfim, perdendo a vaga para a Grécia na última rodada da primeira fase, o marfinense segue se garantido no pleito graças ao bom momento no clube inglês. Se for eleito o vencedor nesta quinta, Touré vai igualar as quatro conquistas de Samuel Eto’o, que conquistou três troféus seguidos, entre 2003 e 2005, arrematando o quarto em 2010, quando se destacou pela Internazionale, conquistando o Mundial Interclubes.

Rivalizando com o favoritismo do marfinense, aparecem Aubameyang e Enyeama, que são estreantes na disputa. Ao passo que o goleiro nigeriano foi destaque durante a Copa do Mundo de 2014, ajudando a Nigéria a chegar às fases eliminatórias, o atacante gabonês ganhou espaço no Borussia Dortmund com as saídas de Gotze e Lewandowski, conquistando a confiança do técnico Klopp e dos torcedores alemães por sua rapidez e eficácia no ataque.

Touré (ao centro) pode superar Eto’o vencendo os mesmos quatro troféus, mas de forma consecutiva – Credito: AFP

Exit mobile version