Gazeta Esportiva

Glória, paixão e morte de Maradona são retratadas em novo documentário sobre ídolo argentino

(FILES) In this file photo taken on June 29, 1986 Argentina's football star team captain Diego Maradona kisses the World Soccer Cup won by his team after a 3-2 victory over West Germany on at the Azteca stadium in Mexico City. - Argentine football legend Diego Maradona will be buried on November 26, 2020 on the outskirts of Buenos Aires, a spokesman said. Maradona, who died of a heart attack Wednesday at the age of 60, will be laid to rest in the Jardin de Paz cemetery, where his parents were also buried, Sebastian Sanchi told AFP. (Photo by - / AFP)

A vida de filme do ídolo do esporte Diego Maradona, entre o céu e o inferno, entre a glória e a morte, é refletida na série ‘Maradona: Conquista de um Sonho’, uma produção da Amazon que estreou na Argentina e está disponível nesta sexta-feira (29) em todo o mundo em sua plataforma de streaming.

O primeiro dos dez episódios, com o título ‘Promessa’, conta histórias do icônico ex-capitão da Albiceleste campeão mundial no México-1986, com seus dramáticos contrastes, às vésperas das homenagens pelo seu aniversário em 30 de outubro de 1960 e há quase um ano de sua morte, em 25 de novembro de 2020.

Em uma montagem paralela, pode-se ver na ficção o menino prodígio que aos nove anos contava para uma câmera seu sonho de ser campeão mundial e o jogador de futebol aposentado que aos 40, devido aos vícios, sofre seu primeiro ataque cardiorrespiratório que o deixa à beira da morte no balneário uruguaio de Punta del Este.

A série é uma superprodução da BTF Media, associada à Dhana Media e Latin We, exibida pela Amazon Prime Video e que estreou no canal 9 da televisão aberta argentina, com um máximo de audiência de 8,8 pontos, atrás apenas de um programa com 14,1 pontos do líder televisivo local Telefé, segundo o Real Time Rating.

“Entendê-lo é entender o contexto político, social e econômico em que viveu”, comentou com a AFP o ator Juan Palomino, que interpreta o Maradona adulto, cuja fama crescia quase na mesma medida em que se afogava no álcool e nas drogas, com uma vida sentimental turbulenta.

O contexto citado por Palomino refere-se ao seu nascimento em uma favela e à repressão da ditadura (1976-83), inclusive com uma cena na qual o jovem Maradona está a prestes a ser preso como suspeito em um posto de controle militar.

“Maradona: Conquista de um Sonho” mergulha na política, ao refletir a identidade peronista (governante atualmente) de Maradona, que não o impediu de admirar líderes de esquerda como Che Guevara, Fidel Castro e Hugo Chávez.

Apesar do tom épico da série, há uma tentativa de se aprofundar na intimidade, às vezes sombria, do ex-jogador, sem esquecer suas paixões mais puras e amores vulcânicos.

“Viveu essa solidão profunda, a qual não se desejava a ninguém. Me parece que essa é a chave”, disse Palomino, na festa de apresentação no estádio de Argentinos Juniors, onde Maradona estreou com apenas 15 anos.

“Sou re-maradoniano (fã), amo Diego. Me levantava às seis da manhã para vê-lo no juvenil (campeão mundial sub-20 no Japão-1979)”, afirma Jean Pierre Noher, que interpreta o segundo advogado e representante de Maradona, Guillermo Cóppola.

A imprensa argentina afirma que a produção contou com a autorização de Maradona e o questionamento de Villafañe, mãe de suas duas primeiras filhas, Dalma e Gianinna.

Toda a família do ídolo está imersa em disputas judiciais. Uma delas é a investigação pela suposta negligência médica na morte de seu pai há quase um ano e a outra pelos direitos do uso da marca Maradona. A lenda não descansa em paz, mas revive nas telas

Exit mobile version