Fundo da FIFA para jogadores de futebol tem mais de mil inscrições aprovadas - Gazeta Esportiva
Fundo da FIFA para jogadores de futebol tem mais de mil inscrições aprovadas

Fundo da FIFA para jogadores de futebol tem mais de mil inscrições aprovadas

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/05/2021 às 11:07 • Atualizado: 12/05/2021 às 11:07

São Paulo, SP

Como resultado do acordo firmado em 2020 entre a FIFA e a FIFPRO, com a criação do Fundo FIFA para jogadores de futebol, que oferece apoio financeiro aos atletas que não receberam seu salário nem têm a opção de recebê-lo conforme acordado com seus clubes, o Comitê Diretor aprovou recentemente 1.005 aplicações. Graças a isto, 1.005 jogadores de futebol receberão um apoio financeiro com as bolsas que serão atribuídas na primeira fase do fundo.

As candidaturas aprovadas cobrem o período de julho de 2015 a junho de 2020 e afetam 109 clubes de 36 associações membros que desapareceram por estarem insolventes, ou deixaram de ser filiados à sua federação ou deixaram de participar no futebol profissional.

A FIFA forneceu uma doação de 16 milhões de dólares até o final de 2022 para serem usados ​​da seguinte forma:
1º de julho de 2015 - 30 de junho de 2020: 5 milhões de dólares
1º de julho de 2020 - 31 de dezembro de 2020: 3 milhões de dólares
1º de janeiro de 2021 - 31 de dezembro de 2021: 4 milhões de dólares
1º de janeiro de 2022 - 31 de dezembro de 2022: 4 milhões de dólares

De acordo com o Protocolo de Candidatura do Fundo FIFA para Jogadores de Futebol, o Comitê de Gestão, composto por representantes da FIFA e da FIFPRO, avalia todas as candidaturas. As inscrições para o segundo período, de 1º de julho a 31 de dezembro de 2020, serão processadas nos próximos meses.

“O FIFA Footballers Fund é um mecanismo pioneiro criado para proteger os principais astros do futebol - os jogadores. Graças a esta nova iniciativa e após a recente conclusão do primeiro ciclo de inscrição, 1.005 jogadores de futebol receberão o apoio financeiro necessário em tempos difíceis. A FIFA continua firmemente comprometida em continuar a colaborar nesta importante tarefa com a FIFPRO para garantir que os próximos períodos de inscrição sejam gerenciados e processados ​​de acordo, olhando para 2022 ", disse Emilio García Silvero, Diretor da Divisão de Serviços Jurídicos e Compliance da FIFA.

“O Fundo FIFA para Jogadores de Futebol é um sistema de apoio muito importante para muitos jogadores que não receberam seu salário porque seu clube desapareceu. Estamos satisfeitos em ver que, graças à colaboração entre a FIFA e a FIFPRO, eles e suas famílias receberão pelo menos parte dos salários não pagos. Ao mesmo tempo, sabemos que essa medida resolve apenas parte de um problema sistêmico muito maior. Os jogadores nos enviaram reivindicações no valor de 60 milhões de dólares. Diante de tal número, apelamos a todas as instituições de futebol em todo o mundo que sigam o exemplo da FIFA e implementem sistemas de proteção semelhantes em seus países", disse Roy Vermeer, Diretor de Serviços Jurídicos da FIFPRO.

Conteúdo Patrocinado