Fifa suspende federações do Paquistão e Chade

AFP - São Paulo,SP

07-04-2021 23:17:29

A Fifa suspendeu as federações de futebol do Chade e do Paquistão por interferência política nas entidades, excluindo provisoriamente os dois países das competições internacionais, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira.

Em relação à federação do Chade, a sanção foi adotada após o Ministro do Esporte do país ter dissolvido a FTFA (federação chadiana) sem dar justificativas, ação que levou à desclassificação da seleção nacional das eliminatórias da Copa Africana das Nações em 22 de março.

As autoridades do país africano "retiraram irrevogavelmente" os poderes delegados à FIFA, requisitaram as suas instalações e criaram "um comitê nacional encarregado de gerir temporariamente o futebol chadiano", anunciou a Fifa.

A Federação Internacional suspenderá suas sanções "assim que as decisões do governo e a liderança do FTFA forem anuladas, com seu presidente, Moctar Mahamud Hamid, no comando, confirmando que retomou a posse de suas instalações", destacou a entidade internacional.

Já a Federação Paquistanesa de Futebol (PFF) foi suspensa "devido à interferência de terceiros" depois que o ex-presidente da federação, Syed Ashfaq Hussain Shah, e seus seguidores assumiram sua sede.

A Fifa atacou "a suposta decisão de certos indivíduos" de "remover o comitê de regularização nomeado pela Fifa", encarregado de organizar as eleições adequadas e reintegrar Syed Ashfaq Hussain Shah no poder.

"A suspensão não será levantada até que o comitê de regularização da PFF confirme à Fifa que recuperou o controle de suas instalações, contas, administração e canais de comunicação", concluiu a entidade que rege o futebol internacional.

Deixe seu comentário