Fifa pede que justiça continue investigando Blatter - Gazeta Esportiva
Fifa pede que justiça continue investigando Blatter

Fifa pede que justiça continue investigando Blatter

Gazeta Esportiva

Por AFP

02/05/2020 às 16:03

São Paulo, SP

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) solicitou ao Ministério Público suíço (MPS) que continue investigando os contratos assinados pelo ex-presidente da entidade Joseph Blatter com a União Caribenha de Futebol, apesar da já declarada intenção do MP de encerrar o caso.

"Apresentamos observações oficiais ao Ministério Público solicitando uma continuação das investigações", anunciou a Fifa em comunicado, confirmando uma informação publicada pelo jornal francês Le Monde, que citava uma "guerra judicial" entre a Fifa e Blatter.

Blatter é investigado por contratos referentes às Copas de 2010 e 2014 (Foto:Valeriano Di Domenico/AFP)


"De fato, a Fifa reflete sobre todas as opções legais que permitam garantir que as pessoas envolvidas sejam responsabilizadas", completa a entidade.

Um relatório policial obtido na quarta-feira (29) pela AFP garante que as suspeitas de "gestão desleal" contra Sepp Blatter "estavam bem fundamentadas", apesar do MPS decidir encerrar o caso.

O MPS suspeitava que Blatter havia assinado um "contrato desfavorável para a Fifa" com a União Caribenha de Futebol (CFU), na época presidida pelo trinitino-tobaguense Jack Warner, banido à vida da Fifa e julgado pela justiça americana por corrupção.

Este contrato, rescindido em 2011, se referia aos direitos de televisão das Copas do Mundo de 2010 e 2014 e valia 600.000 dólares, considerado abaixo do valor de mercado do produto.

Como consequência da "inércia do senhor Blatter contra a CFU ou contra o senhor Warner, a Fifa sofreu um prejuízo no valor de 3,78 milhões de dólares", garantia o relatório.

O MP suíço confirmou no início de abril que não tinha a intenção de dar sequência às ações penais contra o ex-presidente da Fifa, de 84 anos.

Conteúdo Patrocinado