Fifa decide data e marca entrega da Bola de Ouro para 11 de janeiro - Gazeta Esportiva
Fifa decide data e marca entrega da Bola de Ouro para 11 de janeiro

Fifa decide data e marca entrega da Bola de Ouro para 11 de janeiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/09/2015 às 11:21

São Paulo, SP

Vencedor das duas últimas, CR7 'divide' prêmio com Messi desde 2008 (Foto: Divulgação/AFP)
Vencedor das duas últimas, CR7 'divide' prêmio com Messi desde 2008 (Foto: Divulgação/AFP)


Vencedor nos últimos dois anos, Cristiano Ronaldo vai igualar o feito de Lionel Messi ao conseguir três premiações seguidas? Essa e outras questões, como uma eventual indicação de Neymar entre os três melhores, o autor do gol mais bonito da temporada, a melhor jogadora de futebol feminino e o melhor técnico, serão respondidas em 11 de janeiro, em evento em Zurique, quando a Fifa organizará mais uma edição da Bola de Ouro.

Após reunião nesta quarta-feira, a entidade divulgou, pela manhã, a data do evento que reúne as principais personalidades do futebol atual, além de ex-atletas que marcaram época em um dos esportes mais populares do mundo. Na tradicional festa de gala da Fifa, além dos prêmios individuais, a seleção do ano será nomeada, posição por posição, inclusive o treinador.

O sistema de escolha funciona em duas partes. Na primeira, que costuma ser divulgada em outubro, 23 nomes serão selecionados por um seleto grupo do Comitê de Futebol da Fifa, em conjunto com alguns jornalistas da France Football, e destes, quatro avançam à próxima fase. A partir destes nomes, técnicos, capitães de seleções e jornalistas tem até dezembro para votar e decidir o melhor da temporada, que será conhecido em janeiro.

Esse será o primeiro evento da Bola de Ouro após os escândalos de corrupção que envolvem a Fifa desde maio, e que minaram a imagem de Joseph Blatter, à frente da entidade desde 1998. Acuado pelas investigações, o suíço abriu mão de exercer o quinto mandato seguido e novas eleições acontecerão no fim de fevereiro. Até agora, Platini, Ali Bin Al Hussein, Chung Mong-joon e Musa Bility já oficializaram candidatura; Zico e Maradona ainda buscam apoio.

Conteúdo Patrocinado