Ex-jogador francês Alain Giresse é o novo técnico da seleção do Kosovo - Gazeta Esportiva
Ex-jogador francês Alain Giresse é o novo técnico da seleção do Kosovo

Ex-jogador francês Alain Giresse é o novo técnico da seleção do Kosovo

Gazeta Esportiva

Por AFP

23/02/2022 às 14:14

São Paulo, SP

O francês Alain Giresse assumiu, nesta quarta-feira, como novo técnico da seleção do Kosovo, anunciou a federação de futebol desse país.

Giresse, de 69 anos e campeão da Eurocopa de 1984 como jogador da França, declarou “estar ansioso para treinar a seleção do Kosovo”, 109º colocada no ranking da Fifa.

O atacante Milot Rashica, do Norwich City, é um dos principais nomes da Seleção Kosovar (Foto: Oli Scarff/AFP)


“Os kosovares são jogadores técnicos, que gostam de jogar com a bola. É um estilo que valorizo muito”, disse a repórteres em Pristina, capital do país.

Giresse é um ex-jogador mítico na França e uma lenda do Bordeaux, com quem disputou 593 jogos e onde é o artilheiro, com 181 gols. Ele ficou em segundo no troféu Bola de Ouro de 1982, atrás do italiano Paolo Rossi, e ganhou o prêmio de melhor jogador francês três vezes (1982, 1983 e 1987).

Depois de sua carreira como atleta, se tornou técnico, começando no Toulouse em 1995, antes de partir para o futebol africano, onde comandou Gabão, Mali, Senegal e Tunísia.

Giresse, à esquerda, ao lado de Diego Maradona durante torneio amistoso em 1983 (Foto: René Jean/AFP)


Alain Giresse está agora comprometido até novembro de 2023 com o Kosovo, que estava sem treinador desde a saída de Bernard Challandes em outubro. Ele comandará a seleção pela primeira vez nos amistosos de março contra Suíça e Burkina Faso.

Kosovo declarou sua independência em 2008 e foi admitido na Fifa e na Uefa oito anos depois. O país ainda não conseguiu se classificar para uma grande competição internacional como Eurocopa ou Copa do Mundo.

Conteúdo Patrocinado