Ex-dirigente Markus Kattner é suspenso por 10 anos pela Fifa

AFP - São Paulo,SP

30-06-2020 14:39:48

O alemão Markus Kattner, ex-diretor financeiro e ex-secretário-geral adjunto da Fifa, foi suspenso nesta terça-feira por 10 anos de toda atividade ligada ao futebol pela Comissão de Ética da Fifa.

Kattner, que também foi multado em um milhão de francos suíços (5,68 milhões de reais), foi acusado de abuso de poder e conflito de interesses, em meio à investigação aberta em setembro de 2016 e que também afeta Joseph Blatter e Jérôme Valcke, ex-números 1 e 2 da FIFA.

(Foto: AFP)

Kattner foi acusado de receber uma série de bonificações, que aparentemente estavam previstas em contrato, mas com termos que foram mantidos em sigilo na Fifa e que somente algumas pessoas da entidade poderiam conhecer e autorizar.

Os três ex-dirigentes (Kattner, Blatter e Valcke) também foram acusados de repartir entre 2011 e 2015 bonificações que chegaram a 80 milhões de dólares.

Blatter e Valcke estão suspensos de toda função na Fifa.

Blatter, de 84 anos, presidiu a Fifa entre 1998 e 2015, ano em que surgiram os escândalos de corrupção na entidade, envolvida na maior crise de credibilidade de sua história e que se viu obrigada a eleger um novo presidente, Gianni Infantino.

Em 2016, Blatter declarou nunca ter conhecido "um homem mais honrado" do que Markus Kattner.

O alemão, de 49 anos, ingressou na Fifa em 2003 e foi demitido em maio de 2016 do cargo de secretário-geral adjunto após uma investigação interna apontar crime de responsabilidade.

Kattner recorreu da decisão na justiça suíça.

Deixe seu comentário