Conmebol pede ao presidente da Fifa que proteja o futebol sul-americano - Gazeta Esportiva
Conmebol pede ao presidente da Fifa que proteja o futebol sul-americano

Conmebol pede ao presidente da Fifa que proteja o futebol sul-americano

Gazeta Esportiva

Por AFP

23/03/2021 às 18:23

São Paulo, SP

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, pediu à Fifa nesta terça-feira que proteja suas federações no desenvolvimento das eliminatórias para o Catar-2022, em meio à pandemia de covid-19 que forçou a suspensão de duas rodadas.

"Não é que a Conmebol queira que seja disputada nas datas pré-determinadas. Pedimos ao presidente (Gianni) Infantino e à Fifa que continuem trabalhando duro para proteger nossas federações e nosso futebol", disse Domínguez durante o 74º Congresso da Conmebol.

No evento, realizado virtualmente, Infantino admitiu que não será fácil conciliar os interesses entre Europa e América do Sul, mas prometeu que essa região terá um papel importante no calendário.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol (Foto: Divulgação/Conmebol)


"Vamos ter que acertar o futuro calendário internacional nos próximos meses, no próximo ano, e aí está claro que um continente com tradições históricas como a América do Sul vai ter um papel importante", disse o chefe da organização mundial do futebol embora tenha acrescentado que a dificuldades está no fato de ser uma "batalha diária de um presidente de federação, de um presidente de confederação, de um presidente da Fifa".

A Fifa, em coordenação com a Conmebol, suspendeu no início deste mês as rodadas 5 e 6 das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Catar-2022 que seriam disputadas nos dias 24-25 e 30 de março, devido ao fato de vários clubes europeus se recusarem a ceder seus jogadores por causa do agravamento da pandemia. As novas datas ainda não foram decididas.

Domínguez, que no início do evento pediu aplausos "de todos os que não estão mais presentes", com especial destaque para o lendário argentino Diego Maradona, apresentou o seu relatório e balanço, que foram aprovados, e o relatório anual das auditorias interna e externa foi liberado.




"Somos a única confederação do mundo que manteve o formato das eliminatórias e é porque aderimos ao lema 'regras claras' e isso porque entendemos que a definição das partidas é feita no campo", afirmou em sua mensagem.

Domínguez elogiou o protocolo escolhido para retomar os torneios sul-americanos. "Nosso protocolo foi e é mais eficaz do que qualquer uma das melhores vacinas que estão sendo aplicadas hoje para combater a pandemia", explicou e destacou a realização de 262 jogos "apesar do tempo que tivemos".

Bola sanitária "tremendamente eficaz"

O dirigente insistiu que a bolha sanitária aprovada pelos 10 países membros da confederação "foi tremendamente eficaz".

"Tivemos 38 mil testes, com nível de eficácia de 99%. Havia infectados, mas não passavam de 1%", comentou.

Na época da pandemia sem futebol, a Conmebol adiantou pagamentos a clubes e associações sul-americanas no valor de 95 milhões de dólares (cerca de R$ 524,6 milhões). "Isso ocorreu em um momento em que a bola não rolava e em que não havia nenhuma condição. Não foi um empréstimo. São contribuições. São prêmios", frisou Domínguez.

No Congresso, o colombiano Ramón Jesurún foi reeleito representante da Conmebol perante a Fifa. Jesurún vai acompanhar Alejandro Domínguez (titular da Conmebol), Fernando Sarney (Brasil), María Sol Muñoz (Equador) e Ignacio Alonso (Uruguai).

Conteúdo Patrocinado