Associação Europeia de Clubes sinaliza apoio eleitoral a Platini - Gazeta Esportiva
Associação Europeia de Clubes sinaliza apoio eleitoral a Platini

Associação Europeia de Clubes sinaliza apoio eleitoral a Platini

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2015 às 09:44

São Paulo, SP

Presidente do Bayern, que já enfrentou Platini em campo, apoia ida do francês à Fifa (Foto: Fabrice Cofrinni/AFP)
Presidente do Bayern, que já enfrentou Platini em campo, apoia ida do francês à Fifa (Foto: Fabrice Cofrinni/AFP)


Comandada pelo alemão Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern de Munique, a Associação Europeia de Clubes (ECA) sinalizou, na última terça, um apoio à candidatura oficial de Michel Platini à presidência da Fifa. Em evento que selou a reeleição de Rummenigge à frente da entidade, o mandatário da ECA, que já duelou contra Platini em campo, admitiu que o francês seria um bom sucessor para Blatter.

À frente da Uefa desde 2007, Michel Platini viu os rumores ao redor de seu nome crescerem a partir da revogação de mandato de Blatter, que abriu mão de cumprir sua quinta passagem pela presidência quatro dias depois da deflagração do escândalo de corrupção envolvendo a Fifa, no fim de maio passado. Diante do momento conturbado, o presidente da Uefa surge com potencia e respaldado pela maior parte das federações do Velho Continente.

“Quando for eleito, Platini será um bom presidente para a Fifa. Sempre tivemos boas relações com a Uefa no passado, principalmente com Platini, que foi um dos cofundadores da ECA”, comentou Rummenigge, carrasco dos franceses na Copa de 1982, quando a seleção que tinha Platini como ícone perdeu nos pênaltis para a Alemanha após ceder o empate na prorrogação.

Vencedor de duas Bolas de Ouro, em 1980 e 1981, contra três de Platini (1983, 1984 e 1985), o alemão também enfrentou o francês no Campeonato Italiano, quando defendia a Juventus, e Platini, a Internazionale. “Durante a nossa carreira profissional fomos adversários, mas atualmente nosso relacionamento é bom, posso dizer que somos amigos”, ponderou Rummenigge, que seguirá dividindo atenções entre o Bayern e a Associação Europeia de Clubes ao longo das próximas temporadas.

Com o pleito previsto para acontecer em 26 de fevereiro de 2016, os candidatos têm até 26 de outubro - quatro meses antes da eleição - para oficializar a candidatura. Além de Platini, outros dois ex-jogadores sinalizaram a vontade de concorrer, mas ainda buscam apoio para oficializar a candidatura - são os casos de Zico e Maradona. O sul-coreano Chung Mong-joon já está garantido, assim como o liberiano Musa Bility.

Conteúdo Patrocinado