Acusado de injúrias raciais, Firmino não é punido por Federação Inglesa - Gazeta Esportiva
Acusado de injúrias raciais, Firmino não é punido por Federação Inglesa

Acusado de injúrias raciais, Firmino não é punido por Federação Inglesa

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/02/2018 às 18:08

São Paulo, SP

A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta quarta-feira que Roberto Firmino não receberá qualquer tipo de punição após ser acusado de injúrias raciais contra Mason Holgate, do Everton, no clássico entre as equipes, no último dia 5 de janeiro, pela terceira fase da Copa da Inglaterra.

“Considerando todas as evidências disponíveis, acreditamos que não há material suficiente para punir Firmino. De qualquer maneira, estamos completamente satisfeitos que uma alegação foi feita de boa fé por Holgate e não há qualquer indício de que a denúncia tenha sido maliciosa ou falsa. Continuamos a considerar de maneira bastante séria qualquer alegação de discriminação e encorajamos qualquer atleta vítima de discriminação a reportar o caso através dos canais apropriados”, escreveu a FA em comunicado à imprensa.

Roberto Firmino foi considerado inocente após FA analisar a denúncia de Mason Holgate (Foto: Francisco Leong/AFP) FRANCISCO LEONG


Firmino e Holgate se desentenderam aos 39 minutos do segundo tempo, em uma disputa de bola na beira do campo. Nervoso, o atacante brasileiro não se conteve e se dirigiu ao rival falando em português. O jogador do Everton, por sua vez, embora não entenda o idioma do camisa 9 do Liverpool, acreditou que estaria sendo vítima de racismo, entretanto, suas alegações não surtiram qualquer efeito judicialmente.

Livre da temida punição, Roberto Firmino também divulgou um comunicado oficial categorizando o período em que esteve sob investigações como “difícil” e reafirmou que não disse qualquer palavra de cunho racista ao seu rival.

“Assim como tem sido difícil permanecer publicamente em silêncio dada a seriedade do que foi alegado, demonstrei meu respeito pelo processo e permiti que tudo fosse investigado nas mais diversas esferas. É crítico para o futebol enfrentar o racismo e todas as formas de discriminação estão sendo levadas de maneira extremamente séria. Como alguém que sofreu racismo durante a sua vida, sei o quão devastador e dolorido isso pode ser. Agora que o processo está concluído, gostaria de enfatizar, para evitar qualquer dúvida, que eu não disse a palavra ou a variação da palavra que foi publicada na mídia. Não usei qualquer linguagem que se referia à raça. Não usei e nunca usaria a cor de pele ou a cultura de alguém para argumentar com qualquer pessoa. Não há lugar para discriminação no futebol ou em qualquer lugar da vida. Estou satisfeito as exaustivas revisões de todas as evidências deste específico incidente”, disse Firmino.

Conteúdo Patrocinado