Gazeta Esportiva

Palmeiras vence Santos e é campeão do Paulista feminino em final com recorde de público no Allianz

Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistao

O Palmeiras encerrou a temporada com o título do Campeonato Paulista feminino nesta quarta-feira. Em duelo disputado no Allianz Parque, as Palestrinas venceram o Santos por 2 a 1 e garantiram o seu segundo título paulista de sua história. Com direito a recorde de público do futebol feminino palmeirense, o clube termina um 2022 vitorioso com mais uma taça na galeria.

O Verdão já havia largado em vantagem no jogo de ida, quando venceu por 1 a 0, com gol de Patrícia Sochor. Com mais um triunfo, as Palestrinas comemoraram o título no Allianz Parque, que teve o seu recorde de público em um jogo de futebol feminino, com 20.071 torcedores presentes, superando a marca anterior, que era de 11.450 pessoas.

Assim, a equipe de Ricardo Belli termina a temporada com dois títulos em 2022. Em outubro, o Verdão conquistou também a Copa Libertadores feminina. O clube chegou ainda a 14 títulos conquistados em 14 finais disputadas, somando o futebol masculino profissional, as categorias de base e o futebol feminino.

Primeiro tempo intenso, mas sem gols

O Palmeiras iniciou a partida em ritmo forte e balançou a rede logo no primeiro ataque, aos 25 segundos, quando Júlia Bianchi recebeu cruzamento rasteiro de Bia Zaneratto e empurrou para o gol. A arbitragem, contudo, assinalou impedimento e anulou o lance.

Já aos 8 minutos, a oportunidade veio na bola parada quando Bruna Calderan completou de cabeça o escanteio de Bia Zaneratto, e a bola passou raspando a trave. No minuto seguinte, a Imperatriz teve a chance de abrir o placar ao receber lançamento de Andressinha, mas chutou cruzado para fora.

O Santos tentou equilibrar as ações aos poucos e, aos 13 minutos, teve boa oportunidade com Gi Fernandes. A lateral-direita bateu colocado da entrada da área e obrigou a goleira Amanda a fazer grande defesa. Pouco depois, aos 19 minutos, Brenda chegou a balançar a rede, mas a arbitragem também anulou o gol por impedimento ao ver posição irregular de Cristiane na origem do lance.

Depois disso, porém as chances diminuíram. Ainda antes do intervalo, porém, as Sereias da Vila tiveram mais um gol anulado por impedimento. Aos 40 minutos, Cristiane recebeu em posição irregular e tocou na saída da goleira, mas Neuza Inês Back levantou a bandeira para anular o lance.

Palestrinas definem a vitória após o intervalo

Depois de uma primeira etapa eletrizante, as equipes voltaram do intervalo em ritmo mais cadenciado, com menos oportunidades. O cenário era favorável ao Palmeiras, que garantia o título com o empate sem gols, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0.

Com segurança na defesa, as Palestrinas aproveitaram uma das raras oportunidades na segunda etapa para abrir o placar aos 21 minutos. Bia Zaneratto arrancou pela direita, invadiu a área e driblou a goleira adversária antes de empurrar para a rede e marcar um golaço para o Verdão.

Com a necessidade de virar a partida para ao menos levar o confronto para os pênaltis, a Santos tentou se lançar mais ao ataque, mas não foi efetivo. Assim, o Palmeiras aproveitou mais um ataque em velocidade para anotar o segundo gol, desta vez com Ary Borges.

Após o gol, o Allianz Parque já estava em clima de festa, com direito a gritos de “é campeão”. Ainda assim, as Sereias da Vila esboçarm uma reação e diminuíram o placar aos 37 minutos, quando Ketlen completou cruzamento de cabeça para anotar o gol santista.

Depois disso, porém, o Palmeiras conseguiu controlar o ritmo do jogo e não sofreu maiores sustos. Assim, as Palestrinas confirmaram o bicampeonato paulista com festa no Allianz Parque e gritos de “olé”.

Exit mobile version