Com gol histórico de Marta, Brasil vence Coreia do Sul na estreia - Gazeta Esportiva
Com gol histórico de Marta, Brasil vence Coreia do Sul na estreia

Com gol histórico de Marta, Brasil vence Coreia do Sul na estreia

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

09/06/2015 às 21:51

São Paulo, SP


Marta voltou a fazer história na noite desta terça-feira. Cinco vezes considerada melhor jogadora do mundo, a camisa 10 marcou de pênalti na vitória da Seleção Brasileira sobre a Coreia do Sul por 2 a 0 em Montreal, no Canadá, na estreia da Copa do Mundo Feminina, e se tornou a maior artilheira da história da competição, agora com 15 gols. Também veterana do time canarinho aos 37 anos, Formiga anotou o primeiro tento canarinho na partida e se tornou a jogadora mais velha a balançar as redes no Mundial.


Com o resultado, o Brasil largou na frente no Grupo E da competição, uma vez que Espanha e Costa Rica empataram por 1 a 1 na outra partida da chave. A Coreia do Sul, por sua vez, fica na lanterna.


A Seleção Brasileira fez um primeiro tempo equilibrado com as asiáticas e abriu o placar aos 33 minutos, quando Formiga aproveitou vacilo da zaga adversária para colocar a equipe em vantagem. Logo no início da etapa complementar, Marta converteu pênalti também sofrido por Formiga e marcou seu 15º gol na história das Copas, superando a já aposentada alemã Birgit Prinz, com quem dividia a artilharia geral da competição.


O próximo compromisso das brasileiras na competição está marcado para as 17 horas (de Brasília) deste sábado, quando a equipe verde e amarela enfrenta a Espanha, novamente em Montreal. As coreanas, por sua vez, encaram a Costa Rica no mesmo dia, três horas mais tarde.


O jogo - A Seleção Brasileira começou partindo para cima das coreanas, e logo aos dois minutos já mandou uma bola no poste da goleira Kim Doyeon. Aos dois minutos, a lateral Fabiana disparou uma bomba de longe e acertou o travessão adversário. O time canarinho seguiu aparecendo mais no campo de ataque em seguida, mas as oponentes foram melhorando na partida aos poucos e ameaçaram a arqueira Luciana aos dez minutos, quando Cho recebeu em boa posição na área e chutou, mas mandou para fora.


As brasileiras seguiram pressionando nos minutos seguintes e, principalmente através de cruzamentos na área, tentavam se aproximar da meta adversária, mas esbarravam na bem postada defesa coreana. Aos 28 minutos, no entanto, foi a equipe asiática que quase marcou. Após cobrança de escanteio de Jeon, Cho dominou de frente para a meta brasileira e bateu, mas errou por pouco o alvo e perdeu a chance.


Históricas: enquanto Marta se isolou como maior goleadora do Mundial, Formiga se tornou mais velha a marcar
Históricas: enquanto Marta se isolou como maior goleadora do Mundial, Formiga se tornou mais velha a marcar - Credito: Reprodução/Twitter


Cinco minutos depois, no entanto, as coreanas foram penalizadas pelo gol perdido. Cristiane tentou jogada individual na intermediária e foi desarmada pela zaga, que errou ao tentar recuar para a goleira Kim Doyeon e entregou nos pés da experiente Formiga, que só teve o trabalho de tocar com categoria na saída da arqueira para abrir o placar pelo Brasil.


O Brasil voltou do vestiário com o mesmo ímpeto ofensivo e, logo aos três minutos, Tamires invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou cruzado de canhota, mas viu a goleira Kim Doyeon fazer bela defesa com a ponta dos dedos e impedir o segundo tento canarinho. Aos seis, Formiga recebeu de Marta dentro da área e foi derrubada por Cho Sohyun, que cometeu pênalti e levou cartão amarelo. A camisa 10 da Seleção partiu para a cobrança e mandou rasteiro no canto direito para marcar seu gol histórico e aumentar a vantagem verde e amarela no marcador.


Com a vitória na estreia, o Brasil largou na frente no Grupo E da Copa do Mundo Feminina do Canadá
Com a vitória na estreia, o Brasil largou na frente no Grupo E da Copa do Mundo Feminina do Canadá - Credito: Divulgação/CBF


A Coreia tentou reagir em seguida e Kang Yumi fez cruzamento fechado pelo lado direito, mas Andressa se antecipou e fez o corte. Aos 18 minutos, Yoo tentou a finalização da entrada da área, mas foi bloqueada pela defesa brasileira. Aos 20, Andressa respondeu com chute de longe, mas também errou o alvo.


Aos 25 minutos, as asiáticas tiveram sua melhor chance na segunda etapa. Ji Soyun recebeu na área e viu a goleira Luciana sair para bloquear seu avanço, mas conseguiu rolar para Jeong Gaeul que, de frente para o gol, chutou colocado e viu a bola desviar na defesa antes de sair pela linha de fundo. A partir da metade do segundo tempo o Brasil passou a valorizar a posse de bola no ataque e chegou até a criar algumas oportunidades, mas ficou mesmo com os bons 2 a 0 na estreia.


Confira os outros resultados desta terça-feira na Copa do Mundo Feminina:


Grupo E
Espanha 1 x 1 Costa Rica


Grupo F
França 1 x 0 Inglaterra
Colômbia 1 x 1 México

Conteúdo Patrocinado