Com ajuda de custo do patrocinador, Brasileiro Feminino inicia em janeiro

São Paulo, SP

18-12-2015 15:16:16

A CBF divulgou na tarde desta sexta-feira, a tabela e o regulamento do Campeonato Brasileiro Feminino de 2016. Diferentemente dos anos anteriores, a competição terá início no dia 20 de janeiro, com as finais marcadas para 18 e 25 de maio.

Com 20 equipes inscritas, as vagas foram definidas de acordo com o rankeamento da própria confederação. Duas foram destinadas aos campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2015, oito aos melhores do ranking da CBF e as dez restantes aos clubes que obtiveram melhor classificação na competição no ano anterior.

No regulamento geral, a entidade prevê que novas contratações podem ser registradas pelos clubes até 22 de março. Ao fim da primeira fase, a organização vai repetir o draft realizado este ano, no qual as oito equipes classificadas poderão incorporar em seus elencos atletas da Seleção Brasileira Feminina permanente.

O Campeonato será disputado em quatro fases. Na primeira, os 20 clubes formarão quatro grupos de cinco clubes cada, onde dois se classificam por grupo. Na segunda, os oito times restantes são divididos em dois grupos, novamente com dois classificados por chave. A terceira fase já é a semifinal da competição, no qual os quatro remanecescentes brigam por vagas na decisão da competição.

Para a realização do evento, a CBF arcará com as viagens e hospedagens das delegações. Já a patrocinadora Sport Promotion promoverá ajuda de custo a todas as equipes. Na condição de mandante, cada clube receberá R$ 7 mil para arcar com despesas como arbitragem, ambulâncias, gandulas e exame anti-doping. Como visitantes, os times receberão R$ 5 mil da empresa.

Na última edição da competição, o Rio Claro levou o título após vencer o São José no jogo de ida da decisão e empatar na volta. A estreia do atual campeão será diante do Vasco. Em 2014, a Ferroviária levantou o caneco depois de derrotar o Kindermann nas duas partidas da final; o time catarinense anunciou o fim das atividades na última semana e já não integra mais o grupo de participantes do Brasileiro. No ano de 2013, o primeiro do atual formato da competição, o Centro Olímpico sagrou-se campeão após passar pelo São José.

Apenas quatro equipes não farão sua estreia no dia 20/01: Ferroviária, Corinthians (em parceria com o Audax), Pinheirense-PA e Viana-MA.

Confira os confrontos da primeira rodada do torneio:

Grupo 1

Náutico x Iranduba-AM
Santos x Portuguesa

Grupo 2

Rio Preto x Vasco
Centro Olímpico x América-MG

Grupo 3

Foz Cataratas-PR x São José
Caucaia-CE x Vitória

Grupo 4

São Francisco-BA x Duque de Caxias
Flamengo x Vitória

Deixe seu comentário