Atriz Natalie Portman comanda uma nova equipe de futebol feminino em Los Angeles - Gazeta Esportiva
Atriz Natalie Portman comanda uma nova equipe de futebol feminino em Los Angeles

Atriz Natalie Portman comanda uma nova equipe de futebol feminino em Los Angeles

Gazeta Esportiva

Por AFP

21/07/2020 às 22:43 • Atualizado: 27/07/2020 às 11:30

São Paulo, SP

A atriz Natalie Portman lidera um grupo responsável por fundar uma nova franquia que disputará o futebol feminino em 2022, e que também conta com outras figuras de Hollywood como Jessica Chastain e Eva Longoria e atletas como Serena Williams, anunciou nesta terça-feira a Liga Feminina (NWSL).

"Um grupo majoritariamente fundado por mulheres e liderada pela atriz e ativista Natalie Portman (...) tem assegurado o direito exclusivo de levar uma equipe de futebol feminino profissional a Los Angeles para estrear na primavera (boreal) de 2022", informou a NWSL em um comunicado.

Serena Williams também faz parte do grupo que lançará a franquia (Foto: William West/AFP)


A equipe de Los Angeles, inicialmente chamada de Angel City, se tornará a décima primeira equipe da NWSL, já que outra franquia, o Louisville FC, se unirá as nove equipes atuais em 2021.

Além de Portman, outras integrantes do grupo fundador são a investidora em capital de risco da tecnologia Kara Nortman e a empresária do setor de videogames Julie Uhrman, que ficará com a presidência da nova equipe de futebol.

Primeira franquia liderada por mulheres

"Hoje damos um passo emocionante ao anunciar o primeiro grupo proprietário liderado por mulheres", disse Portman, vencedora do Oscar de melhor atriz por "Cisne Negro" em 2011.

"Os esportes são uma forma tão alegre de unir as pessoas, e isso tem o poder de fazer uma mudança tangível para as esportistas femininas em nossa comunidade como na esfera profissional", declarou.

"Esperamos ter um impacto substancial em nossa comunidade, nos comprometendo a ampliar o acesso aos esportes para os jovens de Los Angeles", disse Portman, que durante sua carreira tem se envolvido em diversas causas sociais incluindo o movimento "Time's Up", que luta contra o assédio e o abuso sexual na indústria do entretenimento.

Entre os investidores da nova franquia estão outras atrizes: Chastain, Longoria, Jennifer Garner e America Ferrera, e atletas como a tenista multicampeã Serena Williams e mais de uma dezena de ex-jogadoras de futebol, entre elas Mia Hamm e Julie Foudy.

A NWSL, que em 2013 celebrou sua temporada inaugural, foi a primeira liga de esportes profissionais dos Estados Unidos que retomou às atividades em meio à pandemia do novo coronavírus.

Seu torneio, a Challenge Cup, perdeu algumas figuras como a atual Bola de Ouro feminina, Megan Rapinoe. A retomada das atividades iniciou em 27 de junho em dois estádios com as portas fechadas no estado de Utah e terá sua final no próximo domingo.

Os Estados Unidos são uma das grandes potências do futebol feminino e atual campeão mundial.

Conteúdo Patrocinado