Ex-jogador turco defende punição a esportistas a favor do golpe - Gazeta Esportiva
Ex-jogador turco defende punição a esportistas a favor do golpe

Ex-jogador turco defende punição a esportistas a favor do golpe

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/07/2016 às 17:35

São Paulo, SP

Multidão vai às ruas em apoio ao atual presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan (Foto: OZAN KOSE/AFP)
Multidão vai às ruas em apoio ao atual presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan (Foto: OZAN KOSE/AFP)


A tentativa de golpe militar na Turquia foi reprovada pelo ex-atacante da seleção do país, Ümit Karan. Neste sábado, o jogador se juntou ao coro de atletas turcos que apoiam o presidente Recep Tayyip Erdogan e apontou a necessidade das autoridades punirem nomes ligados ao esporte e que se mostraram a favor do golpe.

“Fazer uma limpa no exército e entre os funcionários públicos não é suficiente. É preciso intervir de forma emergencial contra as pessoas que andam fora da linha no mundo do esporte. Elas lucraram muito graças ao futebol e precisam ser punidas o mais rápido possível”, comentou o ex-atleta do Galatasaray, priorizando jogadores de futebol que se mostraram contra o sistema democrático atual.

Na última sexta-feira uma ação de parte do exército turco tomou as ruas do país e decretou as Forças Armadas como detentora do controle do Estado. Após horas de conflitos, principalmente em Istambul, a resistência dos civis surtiu efeito e o presidente Recep Tayyip Erdogan pôde reassumir seu cargo na presidência. Outro importante jogador e principal ídolo do futebol turco, Arda Turan, também foi de encontro às ideias de Ümit Karan.

“Vocês são heróis, verdadeiros heróis”, disse o meia do Barça em manifestação popular em Kisili, um dos bairros de Istambul.

Ao contrário do principal nome da seleção turca na atualidade, o maior artilheiro da equipe nacional, Hakan Sükur, corre o risco de pegar até quatro anos de prisão por apoiar o golpe. Exilado nos Estados Unidos, o ex-jogador aproveitou sua popularidade para favorecer o exército, fato que pode trazer a ele uma série de consequências.

Conteúdo Patrocinado