Elche leva elementos do xadrez para o futebol e cria metodologia única de trabalho - Gazeta Esportiva
Elche leva elementos do xadrez para o futebol e cria metodologia única de trabalho

Elche leva elementos do xadrez para o futebol e cria metodologia única de trabalho

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/06/2021 às 06:00

São Paulo, SP

Buscando atingir um novo patamar no desenvolvimento de seus atletas, o clube espanhol Elche é responsável por uma metodologia única nas categorias de base - trazendo os principais elementos do xadrez para o futebol, a equipe desenvolveu o projeto "Goal and Check".

Diretor da academia de juniores do Elche, Jorge Raffo é a cabeça responsável pelo projeto - que visa não somente aperfeiçoar a técnica e tática dentro de campo, mas também desenvolver uma mentalidade específica nos atletas.

“No xadrez existem várias peças e cada uma ocupa uma posição, com possibilidades limitadas de passar para uma nova posição. No futebol ocorre a mesma coisa. Existem diferentes jogadores com diferentes funções em campo”, diz Jorge Raffo.

"No xadrez, não se trata de mover mais para criar mais. No futebol é a mesma coisa, não se trata de quanto você corre, mas de quão inteligente você joga", complementa o diretor.

Para auxiliar na metodologia do projeto, além de Raffo, o clube conta com o auxilio da equipe de psicologia do Elche e do professor de xadrez Gustavo Gualdoni. Dessa forma, é possível ensinar aos jogadores conceitos táticos como proporcionalidade, criação de espaço, diagonais, domínio do centro, desvio, obstrução, bloqueio e suporte.

“O futebol e o xadrez consistem em processar constantemente informações sob pressão, com grande importância na tomada de decisões com antecipação. Entender o que está acontecendo no jogo e entender as táticas são fundamentais para ficar à frente do adversário".

"Por meio de um estudo piloto, também notamos melhorias em outras habilidades psicológicas e cognitivas, como níveis de atenção, tomada de decisões, memória, antecipação, impulsividade e solução de problemas", concluiu Raffo.

Através de uma forma única de ver o futebol, a equipe do Elche tenta se destacar no cenário internacional. Apostando na revelação de grandes jogadores, a mistura do esporte com elementos do xadrez parece potencializar os atletas e ser um grande check para atingimento dos objetivos.

Conteúdo Patrocinado