Estádio da final da Copa será inaugurado em setembro - Gazeta Esportiva
Com capacidade para 80 mil pessoas, estádio da final da Copa será inaugurado em setembro

Com capacidade para 80 mil pessoas, estádio da final da Copa será inaugurado em setembro

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/08/2022 às 19:34 • Atualizado: 01/08/2022 às 20:35

São Paulo, SP

O maior estádio do Catar e palco da final da Copa do Mundo 2022 vai sediar um evento especial no dia 9 de setembro. O Lusail Stadium, com capacidade para 80 mil pessoas, será palco da “Supercopa Lusail”, entre os campeões da Liga Profissional da Arábia Saudita e da Premier League do Egito, seguido por um show especial, cuja principal atração ainda será anunciada.

O Al-Hilal, campeão saudita já tem presença confirmada na partida, enquanto o a Premier League do Egito ainda segue em andamento e não conhece o vencedor.

O local, que está localizado na pioneira cidade Lusail, a 15km ao norte do centro de Doha, sediará partidas durante todas as etapas do Mundial, começando com o primeiro confronto da fase de grupos do Grupo C, entre Argentina e Arábia Saudita, marcado para o dia 22 de novembro. A Seleção Brasileira terá dois jogos no estádio na fase inicial: estreará no Lusail Stadium, no dia 24 de novembro, diante da Sérvia, e fará a última rodada, diante da seleção de Camarões, no dia 2 de dezembro.

O design do estádio é inspirado na interação de luz e sombra que caracteriza uma espécie de lampião. Sua forma e fachada dourada ecoam traços decorativos em tigelas, vasos e outras peças de arte encontradas em todo o mundo árabe e islâmico, durante o surgimento da civilização na região.

Antes de receber partida pela Copa do Mundo, o Lusail Stadium será palco do confronto da Supercopa Lusail. (Foto: Divulgação/ @roadto2022es)


O secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC), Hassan Al Thawadi, comentou sobre a inauguração antes do início do torneio Mundial. "Mostrar o Lusail Stadium é o marco final em nossa jornada antes do grande pontapé inicial, em 21 de novembro. Este incrível local forma a peça central do nosso torneio e será o foco da atenção do mundo quando sediar a final da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, em 18 de dezembro, que também é o Dia Nacional do Catar. Estou orgulhoso que o estádio desempenhará um papel importante durante o torneio e também entregará um legado duradouro para o povo de Lusail e para a comunidade em geral", declarou.

O engenheiro Yasir Al Jamal, diretor-geral do SC, disse: "O Estádio Lusail é um feito incrível de engenharia. A dedicação e o comprometimento de nossas equipes de projeto, juntamente à excelente colaboração com as partes interessadas em todo o Qatar, ajudaram a entregar um local de onde todo o país e região podem se orgulhar. Gostaria de prestar homenagem a todos que trabalharam tanto para entregar este estádio e prepará-lo para o maior show da Terra".

Nasser Al Khater, CEO da Copa do Mundo 2022, ressaltou: "O estádio fornecerá um palco magnífico para a final da Copa do Mundo deste ano, a maior e mais prestigiada partida de futebol do planeta. No que diz respeito aos preparativos para a Copa do Mundo da Fifa, esta é a peça final do quebra-cabeça. Os fãs podem esperar uma experiência memorável e acolhedora quando chegarem ao Qatar para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio e no mundo árabe. Sediar esta partida de prestígio no Lusail Stadium nos dará uma grande oportunidade de testar a prontidão do local e os diversos planos operacionais que colocamos em prática".

Conteúdo Patrocinado