Gazeta Esportiva

Príncipe saudita anuncia realização de Copa do Mundo de eSports em 2024

Foto: SPA / AFP

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, anunciou nesta segunda-feira (23) que o seu país organizará uma Copa do Mundo de eSports no próximo ano, com a qual espera transformar o reino no “centro mundial” dos videogames.

“A Copa do Mundo de eSports é uma etapa natural no caminho da Arábia Saudita para se tornar o centro mundial dos videogames e dos eSports”, disse o príncipe herdeiro em um comunicado.

Conhecido por ser um ‘gamer’ apaixonado, principalmente pelo jogo ‘Call of Duty’, o príncipe espera que um evento desse tipo sirva para impulsionar o setor e criar 39 mil empregos até 2030.

A Arábia Saudita investiu maciçamente no setor de videogames desde que Mohamed bin Salman, de 38 anos, foi nomeado príncipe herdeiro em 2017.

Príncipe Mohammed bin Salman (Foto: SPA / AFP)

No ano passado, anunciou um investimento de 38 bilhões de dólares no grupo Savvy Games, de propriedade do fundo soberano saudita.

As autoridades sauditas querem transformar o país num “paraíso para programadores de jogos” que possam criar novos produtos para “promover a cultura saudita e árabe”.

A primeira edição da Copa do Mundo deverá ser realizada no ano que vem, e substituiria o festival Gamers8, torneio de eSports com duração de oito semanas que este ano distribuiu US$ 45 milhões (cerca de R$ 229 milhões, na cotação do dia) em prêmios.

O Mundial de eSports “será acompanhado por um conjunto de atividades e eventos diversos que irão atrair visitantes e turistas à cidade, transformando-a numa capital do jogo”, destacou o príncipe em seu comunicado.

“O torneio incluirá os jogos mais populares do mundo, de todos os gêneros, e oferecerá o maior prêmio da história dos eSports”, indicou o comunicado, sem especificar o nome dos jogos.

Exit mobile version