Corinthians passa por reformulação forçada em meio à Copa do Mundo - Gazeta Esportiva
Helder Júnior
São Paulo (SP)
07/15/2018 18:23:16
 

O Corinthians iniciará o segundo semestre de 2018 com um time diferente do primeiro. Não por vontade do técnico Osmar Loss, que sucedeu a Fábio Carille pouco antes de o Campeonato Brasileiro ser paralisado em função da disputa da Copa do Mundo da Rússia. Três jogadores considerados titulares se despediram do clube recentemente – o zagueiro Balbuena, o lateral esquerdo Sidcley e o volante Maycon.

Uma dessas baixas já era esperada. Prata da casa, Maycon estava negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, há tempos, e aguardava apenas o recesso de meio de ano para sacramentar a sua transferência. Renê Júnior assumiu a posição vaga no Corinthians, que ainda tenta se reforçar com o jovem Douglas, do Fluminense – a transação poderá envolver as cessões do também volante Paulo Roberto e do atacante Júnior Dutra.

A saída de Sidcley, por outro lado, foi inesperada. O jogador que estava emprestado pelo Atlético-PR também rumou para a Ucrânia, mas porque o seu clube de origem o vendeu para o Dínamo de Kiev. “Foram poucos meses de Corinthians, mas muito especiais. Defender essa torcida de energia eletrizante foi um grande orgulho”, despediu-se.

Campeão paulista diante do Palmeiras, Sidcley fora uma das últimas contratações de início de temporada feitas pelo Corinthians, que buscava um novo lateral esquerdo depois de não se satisfazer com Juninho Capixaba, vindo do Bahia. Agora, há outro titular no setor – Danilo Avelar, de 29 anos, desejo antigo, que estava emprestado ao francês Amiens pelo Torino, da Itália.

Já Balbuena, com uma multa contratual considerada baixa e empresários ávidos para levá-lo ao futebol europeu, dificilmente resistiria à janela de transferências. Ele acabou no West Ham, mesmo clube inglês que, no passado, levou os argentinos Tevez e Mascherano do Parque São Jorge. “O sangue no olho é para sempre. Continência eterna para vocês”, escreveu o paraguaio, que, ao chegar a Londres, já posou para fotos com o gesto com o qual comemorava os seus gols no Corinthians.

Carente de Balbuena, considerado um dos melhores zagueiros em atividade no futebol brasileiro até então, Loss tem preparado o seu time com os quase xarás Henrique e Pedro Henrique na defesa. No ataque, o técnico também teve uma perda, mas menos sensível. O criticado Kazim rumou para o modesto Lobos, do México. “Sempre serei o Gringo da Favela”, avisou o inglês naturalizado turco.

Há uma novidade, em compensação, justamente para a posição de Kazim. O Corinthians acertou o empréstimo do centroavante Jonathas, do alemão Hannover, até a metade do próximo ano. Ele já marcou um gol em uma vitória por 1 a 0 sobre o São Caetano, em jogo-treino realizado no CT Joaquim Grava, e ameaçará a vaga de titular do contestado Roger.

Outra opção a Roger é Matheus Matias, que deixou o ABC no começo do ano e só agora começa a ser mais utilizado. O novato anotou um gol na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, em amistoso realizado em Itaquera, e ficou tão feliz que tirou a camisa e correu para os braços da torcida.

Além de ter enfrentado o Grêmio, o Corinthians jogou duas vezes com o Cruzeiro na intertemporada, e ganhou por 2 a 0 no Mineirão e empatou por 2 a 2 em Itaquera, conquistando o amistoso Troféu Palhinha. Bons resultados para um time que caíra sensivelmente de rendimento sob o comando de Osmar Loss antes do Mundial da Rússia.

“A equipe saiu fortalecida. A pausa para a Copa do Mundo realmente foi boa”, comemorou o treinador, que também recuperou atletas lesionados (como os volantes Ralf e Renê Júnior, o meia Jadson e o atacante Clayson), observou reforços menos badalados (como Thiaguinho e Bruno Xavier, dupla vinda do Nacional) e celebrou os retornos dos seus selecionáveis (o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner).



×