Investimento dos clubes - Gazeta Esportiva
Felipe Leite
São Paulo, SP
09/11/2018 08:00:43
 

O alto investimento dos clubes com grandes torcidas teve um papel importante para o esporte e seu meio digital andarem de mãos dadas. O cenário profissional de vários jogos que compõem os eSports está repleto de times conhecidos do grande público por suas atividades futebolísticas, fato que ocorre tanto no Brasil quanto no exterior.

Recentemente, o Botafogo-PB, que foi eliminado nas quartas de final em sua campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, anunciou a fundação de sua equipe de esporte virtual, por enquanto direcionada somente ao jogo Fifa, de futebol.

Estratégia do Flamengo permitiu a contratação do renomado brTT para o time de eSports (Foto: Reprodução/Twitter oficial/Flamengo eSports)

Entretanto, o início dessa caminhada conjunta entre o esporte e seu meio digital não começou com a equipe paraibana. Em 2015, o Santos anunciou o início de uma parceria com a Dexterity, uma das primeiras equipes a participar da reformulação do cenário de League of Legends e que já tinha formações de CS:GO, Battlefield e Crossfire.

Até o início deste ano, o Peixe realizou investimentos na Dex, como é conhecida, que passou a representar o Alvinegro Praiano em torneios, além de obter o direito de utilizar o escudo do clube de futebol. Após a parceria, o Santos criou seu próprio time de eSports e, junto ao anúncio, revelou também uma formação feminina de Counter Strike.

A equipe paulista também cravou seu nome na história dos eSports brasileiros de outra maneira. O Santos foi o time pioneiro em assinar um contrato oficial com um jogador de PES (Pro Evolution Soccer, jogo de futebol), fechando acordo com Guilherme “GuiFera” Fonseca em 2017. O atleta é considerado um dos melhores competidores do game no mundo.

Outros grandes clubes de futebol do Brasil seguiram o caminho do Santos nos eSports. Corinthians e Flamengo, aliás, ficaram marcados por trajetórias diferentes, em diversos sentidos, dentro da modalidade digital.

Em novembro de 2017, o Timão anunciou sua parceria com a Red Canids, já consolidada no League of Legends, mas que também tinha equipes de Hearthstone, Heroes of the Storm e Rainbow Six Siege. A equipe de futebol fez um investimento pesado no cenário de LoL, realizando grandes alterações no elenco do game.

Veja também: Entre no mundo de League of Legends – Dicas para iniciantes

Dois sul-coreanos (Kim “Sky” Ha-neul e Park “Winged” Tae-jin, este último já tendo atuado no Brasil em 2014, pela Keyd) e Pedro “LEP” Marcari, um dos melhores jogadores em sua posição no jogo à época, foram contratados pela Red Canids, que tinha como o LoL como prioridade em sua empreitada.

Mesmo sem título, o resultado da parceria foi satisfatório, com a classificação da Red aos confrontos de “pós-temporada” da temporada. O fim da união entre Red Canids e Corinthians, quatro meses após seu início, deu-se nos bastidores: a entrada de um sócio no time digital, que também era conselheiro do Timão, tornou inviável a continuidade do projeto devido às próprias diretrizes do time do Parque São Jorge. Ainda assim, o Corinthians planeja uma volta ao meio digital por meio do PES (Pro Evolution Soccer).

Corinthians fez parceira, já encerrada, com a Red Canids, que estampou o símbolo da equipe paulista em seus uniformes (Foto: Reprodução/Twitter oficial/RED Canids)

O Flamengo, por outro lado, veio para ficar nos eSports. Tudo começou com um projeto um tanto ousado da diretoria do Mengão de, ao contrário dos demais clubes, não iniciar parceria com nenhum time pré-existente no cenário digital e fundar a sua própria equipe para atuar no meio.

Investindo somente no League of Legends, a equipe carioca fez contratações de peso e cumpriu com as expectativas geradas com o anúncio de sua própria divisão interna destinada ao esporte digital. Como treinador, o Flamengo trouxe Gabriel “MiT” Souza, que treinou a paiN Gaming no Campeonato Mundial de 2015. No elenco de jogadores, iniciaram a temporada os sul-coreanos Jincheol “Jisu” Park e Byeong-Hoon “Shrimp” Lee, além de Felipe “brTT” Gonçalves, um dos mais conhecidos atletas em território nacional.

Mengão ficou com o vice no segundo split do Campeonato Brasileiro de LoL (Foto: Reprodução/Twitter oficial/Flamengo eSports)

A estratégia do Mengão, ainda que o resultado não viesse, já mereceria destaque. Entretanto, além da inovação longe dos computadores, a equipe carioca também correspondeu no Campeonato Brasileiro de LoL e teve ótima campanha neste final de temporada, garantindo vaga na pós-temporada do torneio, como mostrou Vinicius Zanoni em seu blog sobre eSports no site da Gazeta Esportiva, e ficando com a segunda colocação na metade final da temporada brasileira de League of Legends. A grande vencedora foi a KaBum!

Outros times brasileiros também embarcaram na onda dos esportes digitais, casos do Avaí, Atlético-PR, ABC, Goiás, Remo, Vitória e até mesmo do XV de Piracicaba. Tudo isso, junto da tendência de mais investimentos na área, dão sinal do crescimento dos eSports na cultura esportiva nacional.



×