Realizações - Gazeta Esportiva

05/16/2006 09:00:39
 

Travessia a Nado – A Travessia a Nado, criada por Cásper Líbero, aconteceu pela primeira vez em 1924, no rio Tietê. A prova tinha cinco quilômetros e meio, com saída na Ponte da Vila Maria e chegada na ponte Grande, pontos amarrados entre o rio Tietê e o rio Espéria.

A competição foi realizada até 1944, quando a poluição já começava a afetar o o rio onde o evento acontecia. Foram 20 edições realizadas da Travessia a Nado, prova preferida de Cásper Líbero.

Prova Ciclística Nove de Julho. (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Prova Ciclística Nove de Julho – Criada pelo jornalista Cásper Líbero, em 1933, a prova Ciclística Nove de Julho, a mais tradicional do Brasil, é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 32. A prova está em sua 63ª edição e já teve como campeões grandes esportistas brasileiros e estrangeiros.

Atualmente, a competição acontece no Autódromo de Interlagos e está dividida em oito categorias e seis baterias.

São Silvestre (Fotos: Acervo/Gazeta Press)

São Silvestre – A Corrida Internacional de São Silvestre, uma das mais tradicionais provas de rua do mundo, foi idealização de Cásper Líbero. Em 1924, o jornalista, na França, assistiu a “March Flambeaux”, uma corrida noturna, na qual os atletas carregavam tochas acessas. Entusiasmado com a idéia, Cásper promoveu, em São Paulo, no último dia de dezembro de 1925, às 24 horas, a competição esportiva, que recebeu o nome do santo daquele dia: São Silvestre.

Até a 20ª edição, a São Silvestre era uma corrida nacional. A partir de 1945, passou a receber sul-americanos e, em 1949, o evento se tornou internacional. Em 1975, foi criada a prova feminina, em homenagem ao Ano Internacional da Mulher, instituído pela ONU.

Para atender às exigências da Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF), em 1991, o percurso passou a ter 15 quilômetros. Atualmente, cerca de 15 mil pessoas, corredores profissionais ou amadores, participam de prova que tem largada em frente ao Masp e chegada em frente ao prédio de A Gazeta, na avenida Paulista.

Em 1994, a prova ganhou sua versão infanto-juvenil: a São Silvestrinha é realizada nos mesmos moldes de eventos profissionais.



×