Legado - Gazeta Esportiva

05/16/2006 09:00:03
 

FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO – Preocupado com o futuro de A Gazeta, A Gazeta Esportiva e a Rádio Gazeta, Cásper deixou testamento, no qual constava que uma fundação deveria ser criada. A ela foi destinada a totalidade de seus bens, já que Cásper não constituiu família e não teve filhos. Atualmente, a Fundação Cásper Líbero administra o site A Gazeta Esportiva.Net, a FCL Net, a Rádio Gazeta, a TV Gazeta, a Faculdade Cásper Líbero, o Jornal Cidadania, o Teatro Gazeta e as agências de notícia Gazeta Press e Gazeta Esportiva, além das provas criadas pelo jornalista e que ainda vigoram no Brasil – a Prova Ciclística Nove de Julho e a São Silvestre.

FACULDADE CÁSPER LÍBERO – Preocupado com a formação dos profissionais na área jornalística, Cásper Líbero, em seu testamento, fez referência a uma escola de Jornalismo que deveria ser criada e administrada por uma comissão da Fundação Cásper Líbero. Em 16 de maio de 1947, surgiu a primeira escola de Jornalismo do Brasil.

Hoje, a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero oferece também os cursos de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e de Turismo.

RÁDIO GAZETA – Na década de 40, com a difusão do rádio no país, Cásper Líbero investiu neste novo meio de comunicação. O empreendedor comprou a Rádio Educadora Paulista, em 15 de março de 1943, transformou-a em Rádio Gazeta.

Depois de 20 anos dedicada a uma programação erudita e de músicas clássicas, a rádio modificou o seu perfil, tornando-se uma grande difusora da música popular brasileira, esporte e notícia.

TV GAZETA – O complexo de comunicação da Fundação Cásper Líbero foi enriquecido com a inauguração da TV Gazeta – Canal 11 de Televisão -, em 25 de janeiro de 1970.

A emissora colocou no ar uma programação pioneira, com a TV Gazetinha, o noticiário Caminhos da Informação, Dinheiro Vivo, TV Mix e programas esportivos diários de tênis, surfe e esportes amadores.

GAZETA PRESS – Criada em agosto de 2004, a Gazeta Press é a agência de conteúdo e imagens esportivas da Fundação Cásper Líbero, que fornece textos e fotos para o site Gazeta Esportiva.Net e para os jornais o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, o Estado de Minas, Jornal da Tarde, Diário de São Paulo, Agora, Diário do Grande ABC, entre outros.

Além de informações atuais, a GP reuni também conteúdos arquivados pelo acervo da Gazeta Doc, desde a fundação do jornal A Gazeta, em 16 de maio de 1906.

GAZETA ESPORTIVA.NET – Em junho de 1997, o jornal A Gazeta Esportiva entrou no mundo da internet. Hospedado no UOL, o site reproduzia o conteúdo veiculado no jornal impresso. Um ano depois, foi ao ar o site www.gazetaesportiva.net, já hospedado no provedor da casa – a FCL Net.

No dia 20 de novembro de 2001, com o fim das publicações diárias do jornal A Gazeta Esportiva, todas as informações e serviços na área esportiva foram transferidos para o site www.gazetaesportiva.net. Atualizado 24 horas por dia, o site se consagrou como o mais importante portal eletrônico sobre esporte no Brasil.

Atualmente, recebe cerca de 400 mil visitantes diários, com picos de 500 mil. São mais de 2,2 milhões de pagesview/dia e 70 milhões/mês. No geral, o internauta permanece, em média, 38 minutos conectado ao site todo mês, número superior ao de grandes portais nacionais.

GRUPO DE CIDADANIA EMPRESARIAL – Com o objetivo de desenvolver programas sócio-educativos e de incentivar a realização de ações cidadãs dentro da empresa, a Fundação Cásper Líbero criou, em 1999, o Grupo de Cidadania Empresarial. Constituído por profissionais de diferentes áreas, o GCE atende a 17 entidades beneficentes que trabalham com crianças e adolescentes, nas áreas de educação, esporte, lazer e cultura.

Em parceria com A Gazeta Esportiva.Net, o GCE publica mensalmente o jornal Cidadania, que procura difundir o trabalho desenvolvido por entidades beneficentes e pela própria Fundação.



×