Faixas de protesto de organizada do Corinthians geram tumulto com PMs - Gazeta Esportiva
Faixas de protesto de organizada do Corinthians geram tumulto com PMs

Faixas de protesto de organizada do Corinthians geram tumulto com PMs

Gazeta Esportiva

Por Marcos Guedes

11/02/2016 às 23:22 • Atualizado: 12/02/2016 às 00:11

São Paulo, SP

Torcedores organizados do Corinthians abriram faixas de protesto no intervalo da partida contra o Capivariano, na noite de quinta-feira, e tiveram tumulto com policiais. O fato ocorreu no espaço tradicionalmente ocupado pela Gaviões da Fiel – recentemente punida pelo uso de sinalizadores – no setor norte do estádio de Itaquera.

Os panos tinham dizerem como “jogo às 22h também merece punição”, “Rede Globo, o Corinthians não é seu quintal” e “cadê as contas do estádio?”. As mensagens eram dirigidas à emissora que detém os direitos de transmissão e à diretoria alvinegra, cobrada por falta de transparência nos números da arena da zona leste.

Assim que a primeira faixa foi aberta, policiais apareceram para retirá-la. Para justificar a censura oficial, instituída há algum tempo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) usa um artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe “portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas”.

Começou, então, um jogo de gato e rato entre policiais e torcedores. Quando os PMs se afastavam, novo pano era aberto, e os cantos de protesto eram entoados. Como o Corinthians marcou o gol da vitória sobre o Capivariano logo no início do segundo tempo, vários alvinegros sorriram triunfalmente na direção dos homens fardados.

Conteúdo Patrocinado