DVD, fantasma e êxtase: Fiel vibra com o "calvário" do Internacional - Gazeta Esportiva
DVD, fantasma e êxtase: Fiel vibra com o "calvário" do Internacional

DVD, fantasma e êxtase: Fiel vibra com o "calvário" do Internacional

Gazeta Esportiva

Por Tomás Rosolino

22/11/2016 às 07:03 • Atualizado: 22/11/2016 às 07:07

São Paulo, SP

Torcida ficou extasiada com a contribuição para uma possível queda do Inter à Série B (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Torcida ficou extasiada com a contribuição para uma possível queda do Inter à Série B (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


A torcida do Corinthians não compareceu em peso, porém se mostrou empolgada como há muito não se via para a partida contra o Internacional, disputada na noite de segunda-feira, no estádio de Itaquera. Os 19.493 pagantes que foram à casa alvinegra certamente torceriam por uma vitória contra qualquer adversário, mas a vontade de contribuir para a queda dos gaúchos, em uma das maiores rivalidades recentes do clube, era claramente um grande objetivo da noite.

O destaque da festa, como sempre tem sido nos confrontos entre ambos, foram as diversas referências ao famigerado DVD, usado pelo então presidente do Inter, Fernando Carvalho, para reclamar de supostos favorecimentos ao Corinthians antes da decisão da Copa do Brasil de 2009, vencida pelos alvinegros em pleno Beira-Rio. Antes disso, as polêmicas no Brasileiros de 2005 e 2007, com título e rebaixamento do Timão, já esquentavam o embate.

De discos entre os torcedores até provocações no telão principal da arena, com a inscrição "põe no DVD", os alvinegros seguem sem perdoar o que consideram uma atitude de mau perdedor do adversário. Assim que Marlone abriu o placar, por sinal, o cântico que mais ressoou sobre as arquibancadas foi: "desliga o DVD, desliga o DVD, desliga o DVD, acorda na Série B", pare delírio dos presentes.


O tento também marcou a aparição de outro grande personagem da noite itaquerense: o "fantasma da Série B". Fantasiado com um lençol em volta do seu corpo e com um "B" gravado na parte da frente, um homem passeou pelas dependências do Setor Oeste, tirou fotos com alguns corintianos e depois se deslocou para a parte interna do estádio.

A fantasia não é novidade e ganhou notoriedade na Argentina, em 2013. Na ocasião, o Independiente lutava para não descender à segunda divisão quando torcedores do Racing, arquirrival da equipe em Avellaneda, começaram a postar vídeos na internet com referências ao "fantasma de la B", um jargão bastante utilizado entre os meios jornalísticos.

O "Fantasma da Série B" marcou presença em Itaquera (Foto: Tomás Rosolino/Gazeta Press)
O "Fantasma da Série B" marcou presença em Itaquera (Foto: Tomás Rosolino/Gazeta Press)


O ápice da brincadeira foi no clássico entre Racing e Boca, na antepenúltima rodada do torneio, no Cilindro, estádio do Racing. Na ocasião, o time da casa teve um pênalti a seu favor e, no intervalo entre a infração e a batida, o "fantasma" invadiu o gramado, desfilou por alguns e segundos e logo voltou para as arquibancadas, enlouquecendo os presentes.

Na noite corintiana, por outro lado, a euforia se deu principalmente nos minutos que se sucederam ao gol, quando Marlone carimbou a trave de Danilo, Vilson perdeu um gol livre de cabeça e Danilo Fernandes parou as tentativas de Léo Jabá e Marquinhos Gabriel. A torcida pulava e cantava, sempre colocando "ão, ão, ão, segunda divisão" entre os gritos de incentivo.

O momento de tensão se deu com as sucessivas faltas concedidas aos gaúchos nos acréscimos, com o goleiro Danilo Fernandes indo à área corintiana em duas oportunidades. Assim que Walter defendeu a última cobrança, de Valdivia, no entanto, a explosão foi total. A chance de ir à Libertadores do ano que vem estava cada vez mais viva. Mais que isso: a chance de só rever o Inter em 2018, também.

Conteúdo Patrocinado