Nike apresenta uniformes de seleções parceiras para a Copa do Mundo de 2022 - Gazeta Esportiva
Nike apresenta uniformes de seleções parceiras para a Copa do Mundo de 2022

Nike apresenta uniformes de seleções parceiras para a Copa do Mundo de 2022

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/09/2022 às 22:54

São Paulo, SP

A Nike divulgou fotos das camisas de algumas das seleções que disputará a Copa do Mundo no Catar em novembro deste ano. Os uniformes ousados e reformulados das seleções de futebol parceiras da Nike para 2022 destacam a cultura de inovação marca e celebram a diversidade jovial e as ricas culturas das equipes nacionais, combinando ciência esportiva proprietária e design digital com o espírito de cada nação individual.

As camisas da maioria das seleções foram lançadas globalmente nesta quinta-feira somente para membros. No Brasil, as coleções estarão disponíveis no fim deste mês.



Confira os detalhes das camisas


Arábia Saudita

As cores verde e branca da camisa principal são inspiradas na bandeira da Arábia Saudita. O escudo da Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF, na sigla em inglês) apresenta um falcão, ou saqr em árabe, que traz referência multilíngue à palavra futebol. O segundo uniforme usa uma interpretação all-over-print (impressão por toda a camisa) que se baseia nos conceitos dos uniformes das temporadas 2018 e 2020 para remeter a uma sensação de velocidade e ousadia.

Austrália

O uniforme principal da seleção australiana remete aos ecossistemas ímpares da Austrália. Por meio das cores University Gold, Tour Yellow e Green Noise, o uniforme principal evoca a paisagem acidentada e arenosa do outback (interior) e os ricos pântanos e florestas. A segunda camisa é uma homenagem ao litoral australiano e ao oceano fervilhante. As cores Obsidian e Green Glow representam a vida marinha e os recifes, e sinalizam a profunda conexão entre os australianos e a vida costeira.

Brasil

A coleção da Seleção Brasileira é em homenagem à Garra Brasileira e a onça-pintada. A onça-pintada é um dos símbolos mais onipresentes no Brasil – e uma das principais fontes de inspiração para a coleção. A postura e o visual da onça simbolizam o espírito e a garra dos brasileiros e das brasileiras, e influenciam a moda, a música e muitos outros aspectos da cultura jovem. Acima de tudo, a onça-pintada também representa o estilo de jogo do Brasil: tão feroz quanto artístico.

A Amarelinha cria a releitura vibrante da cor introduzindo o Amarelo Dinâmico, que dá vida às pintas (rosetas) da onça-pintada espalhadas por toda a peça. Pela primeira vez, o segundo uniforme apresenta o Azul Paramount na barra das mangas e na gola, criando uma combinação que faz referência às três cores da bandeira nacional brasileira - o amarelo, o verde e o azul.

Canadá

O uniforme do Canadá para 2022 será o mesmo que a equipe usou no ano passado, já que a Federação Canadense (Canada Soccer) está em um ciclo diferente de desenvolvimento de uniformes. Os materiais esportivos se destacam pelo tradicional esquema de cores vermelho e branco do Canadá e são diferenciados pelo escudo da Federação Canadense, com a folha do bordo, o símbolo mais reconhecido do país.

Catar

O uniforme principal do Catar combina o Desert Maroon, o tom vermelho-púrpura do sol subtropical, com detalhes serrilhados em branco para simular a bandeira do país e celebrar a Independência em 1971. O escudo na parte superior do peito destaca o status de nação anfitriã do Mundial. A segunda camisa remete ao litoral do Catar, enquanto uma sobreposição gráfica sutil de pérolas faz jus à história de mergulho por pérolas nos atóis costeiros. Em movimento, o objetivo do uniforme é se assemelhar a uma tempestade de areia circulando no sol árido.

Coreia

Arrojado, ousado e enérgico, o uniforme principal coreano foca no tema de "Dokkaebi" (os Red Devils). A alcunha apaixonada representa a mentalidade guerreira de uma nação orgulhosa e é amplificada pelo vibrante Global Red com um gráfico na manga com listras de tigre representando força e poder. A segunda camisa destaca o Taegeuk, o símbolo encontrado na bandeira coreana que representa o orgulho nacional e o equilíbrio entre o céu (azul) e a terra (vermelho). Em ambas as peças, o nome do país em coreano é especificado por um emblema que representa o orgulho coreano na parte de trás da camisa, na altura da nuca.

Croácia

A camisa principal da seleção croata apresenta uma versão moderna do padrão xadrez mundialmente reconhecido, que simboliza o orgulho croata. As linhas limpas do uniforme principal enfatizam os valores centrais croatas de família, paixão e tradição, enquanto as linhas onduladas e difusas da segunda camisa remetem aos altos e baixos da costa adriática da Croácia.

Estados Unidos

A coleção dos Estados Unidos para o Mundial representa um símbolo de orgulho nacional e inspira-se no legado esportivo diversificado e célebre do país. As icônicas alusões de design do uniforme americano incluem as listras ousadas, um escudo central ampliado semelhante às camisas de basquete, a estrutura exclusiva de corte e costura dos ombros e mangas, e o padrão de uma camisa de hóquei com letras de forma atemporal. Os detalhes sutis, como “States United” na parte interna das costas da camisa dão mais profundidade à história de unificação e união, enquanto o efeito tie-dye para produzir o segundo uniforme cria um padrão vibrante para celebrar a diversidade e os jovens.

França 

O novo material da seleção francesa celebra a “France Nouveau”, em tradução, a Nova França – uma fusão da história e do futuro do país. O padrão de folha de carvalho e ramo de oliveira do uniforme principal representa força, solidariedade e paz. Os detalhes clássicos do design francês incluem uma inserção tricolor no short, meias e punho em jacquard e detalhes dourados. O gráfico da segunda peça, inspirado no "toile de Jouy" francês, é composto por imagens icônicas francesas e "Les Bleus", como o Galo, vegetais, o Arco do Triunfo e Clairefontaine.

Holanda

O uniforme principal holandês de 2022 é totalmente laranja fazendo jus à tradição holandesa, ao mesmo tempo em que usa uma nova linguagem de design para enfatizar a mentalidade holandesa inclusiva e internacional de inovadores no esporte e na cultura. Um redemoinho dançante em Orange Peel e Laser Orange remete à juba de um leão, o símbolo histórico dos Países Baixos, e representa a fluidez do sistema tático do “Futebol Total”.  No segundo, as cores e texturas ricas continuam a contar como a cultura e o futebol se influenciam constantemente na Holanda.

Polônia

O design para os uniformes da seleção polonesa permite que a história única da nação seja exibida por meio de impressionantes detalhes de design. Para o uniforme principal da Polônia, gráficos sofisticados nas mangas retratam o ninho e as penas de uma águia branca, a característica do brasão do país, em homenagem ao símbolo centenário da soberania e unidade polonesa. As cores nacionais da Polônia, Sport Red e Branco, celebram a paz e a honra.

Portugal

Os uniformes de 2022 de Portugal sinalizam uma nova era no horizonte para o futebol português. No uniforme principal, as cores Pepper Red e Gorge Green, com realces em Gold Dart, remetem à bandeira portuguesa enquanto uma linha diagonal remete à bandeira enrolada ao redor do corpo. O orgulho nacional é mostrado através do brasão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da esfera armilar, usada como patch na patê de trás da camisa, na altura da nuca. A segunda camisa utiliza o Sail White, um tom off-white, para garantir que a seleção portuguesa se destaque em um mar de uniformes brancos brilhantes.

Conteúdo Patrocinado