Copa: Espanha e Portugal incorporam Ucrânia - Gazeta Esportiva
Espanha e Portugal incorporam Ucrânia na candidatura para sediar Copa de 2030

Espanha e Portugal incorporam Ucrânia na candidatura para sediar Copa de 2030

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/10/2022 às 11:31

São Paulo, SP

Nesta quarta-feira, Espanha e Portugal anunciaram a incorporação da Ucrânia (que atualmente enfrenta um conflito geopolítico com a Rússia) na candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030. De acordo com comunicado oficial, a proposta conta com apoio incondicional da Uefa e busca transmitir uma mensagem de unidade, solidariedade e generosidade.



"A Real Federação Espanhola de Futebol e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) incorporaram a Federação Ucraniana de Futebol (UAF) na Candidatura Ibérica para organizar o Mundial de 2030. A proposta conta com o apoio incondicional da UEFA num projeto global e transformador do futebol europeu em situação excepcional", anuncia o comunicado. 

"Luis Rubiales e Fernando Gomes, dirigentes máximos da RFEF e da FPF, entendem que nada melhor do que uma Copa do Mundo para transmitir com força uma mensagem que servirá de fonte de inspiração no futuro", continua.

"Com o total apoio de Aleksander Ceferin, a Candidatura Ibérica incorpora a federação presidida por Andriy Pavelko para construir pontes e transmitir uma mensagem de unidade, solidariedade e generosidade de todo o futebol europeu", acrescenta a nota. 




O comunicado também esclarece que a proposta estabelecida inicialmente, com 11 sedes na Espanha e três em Portugal, segue sem alterações. Os países da península ibérica anunciaram a candidatura oficial para receber a Copa do Mundo de 2030 no dia 5 de junho de 2021.

Além de Espanha, Portugal e, agora, Ucrânia, a América do Sul tem quatro países buscam receber o torneio de 2030 em conjunto: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. A decisão final será oficializada no 74º Congresso da Fifa, em 2024.

Conteúdo Patrocinado