Portugal visita a Itália precisando de um empate para se classificar

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
17/11/2018 11:33:28

Em: Futebol, Futebol Internacional, Itália, Liga das Nações, Portugal

Um clássico movimenta o sábado pela penúltima rodada da fase de grupos da Liga das Nações da Uefa. Portugal visita a Itália no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, pelo Grupo 3 da Liga A. Os portugueses lideram a chave com seis pontos e cem por cento de aproveitamento e, em caso de empate, vão se garantir matematicamente nas semifinais da competição. Os italianos, que estão em segundo lugar com quatro pontos, não dependem mais do próprio resultado.

Para se classificar a Itália precisa vencer Portugal e ainda torcer por um tropeço dos lusitanos, que na rodada final encaram a lanterna Polônia, que tem apenas um ponto e está matematicamente eliminada. Apesar disso, Fernando Santos, treinador do time lusitano, espera resolver a situação neste duelo.

Portugal precisa de um empate para se classificar à semifinal da competição (Foto: Divulgação)

“O nosso objetivo é vencer a Itália, pois temos condições para isso se fizermos um jogo tecnicamente perfeito”, disse Fernando Santos, que mais uma vez preservou o atacante Cristiano Ronaldo para que ele siga sua adaptação ao time da Juventus da Itália.

Já a seleção da Itália pode amargar mais uma eliminação. O torneio é tratado pelo técnico Roberto Mancini como importante para apagar a má imagem deixada com a não classificação para a Copa do Mundo da Rússia.

Pelo Grupo 2 da Liga B a Suécia visita a Turquia no Estádio Konya Büyüksehir Belediyesi, em Konya. Os suecos seguram a lanterna com um ponto e precisam ganhar este jogo e o último, contra a líder Rússia, que tem sete pontos, para se classificarem. Os turcos, com três pontos e apenas um jogo por fazer, estão eliminados e cumprem tabela, mas esperam se despedir de maneira digna dos torcedores.

Roberto Mancini vê a Itália precisando do resultado para afastar a imagem ruim (Foto: Divulgação)

A Liga das Nações foi criada pela Uefa no sentido de dar atividade e melhorar a qualidade dos jogos de seus membros em datas reservadas pela Fifa para amistosos. Mas há quem diga que é o começo de uma luta da entidade com a Fifa para promover um torneio de mais interesse do que a Copa do Mundo.

As equipes são divididas em quatro ligas, conforme as suas colocações no Ranking de seleções da Uefa. Assim, a Liga A conta com as grandes forças do continente e a Liga D, por exemplo, com as equipes mais fracas. Esta primeira fase será disputada até novembro, com as seleções se enfrentando dentro de seus respectivos grupos pertencente as suas ligas. Os ganhadores de cada grupo disputariam as semifinais e finais.

A Liga das Nações da Uefa não substitui as Eliminatórias para a Eurocopa, porém, as seleções mais bem qualificadas no Ranking da Uefa que não se qualificaram para o torneio e participaram da Liga das Nações da Uefa vão poder disputar um playoff para garantir mais quatro vagas na Eurocopa. Abaixo todos os confrontos deste sábado pela penúltima rodada da fase de grupos da competição, respeitando o horário de Brasília:

LIGA A
Grupo 3
17h45 Itália x Portugal

LIGA B
Grupo 2
15h Turquia x Suécia

LIGA C
Grupo 1
17h45 Albânia x Escócia
Grupo 4
12h Sérvia x Montenegro
17h45 Romênia x Lituânia

LIGA D
Grupo 3
15h Azerbaijão x Ilhas Farroé
15h Malta x Kosovo