Cumprindo tabela, Portugal empata com Polônia e segue invicto desde a Copa - Gazeta Esportiva
Cumprindo tabela, Portugal empata com Polônia e segue invicto desde a Copa

Cumprindo tabela, Portugal empata com Polônia e segue invicto desde a Copa

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/11/2018 às 19:38 • Atualizado: 20/11/2018 às 19:46

São Paulo, SP

Se despedindo dos gramados em 2018, a seleção de Portugal entrou em campo na tarde desta terça-feira para cumprir tabela ao receber a já eliminada e rebaixada Polônia pela última rodada da fase de grupos da Liga das Nações. E no Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, os já classificados portugueses ficaram no empate por 1 a 1 com os poloneses.

Com o resultado, os lusos encerram a primeira etapa da competição invictos, somando oito pontos. A vaga na semifinal já havia sido garantida na última rodada, quando a equipe de Fernando Santos empatou com a Itália, que acabou sem chances de se classificar. A Polônia, por sua vez, encerra sua participação sem vitórias e com apenas dois pontos conquistados.

A invencibilidade, porém, vai mais além. Mesmo sem contar com seu craque Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa não sabe o que é perder desda a Copa do Mundo, quando foi eliminada pelo Uruguai nas oitavas de final. De lá para cá, foram cinco jogos, com três triunfos e duas derrotas.

Assim, está encerrada a fase de grupos da Liga das Nações. Os classificados para o "final four" são Portugal, Inglaterra, Suíça e Holanda e os duelos serão definidos por meio de sorteio. Por outro lado, os quatro rebaixados para a Liga B são: Alemanha, Islândia, Polônia e Croácia.

O jogo


Portugal não perde desde a eliminação na Copa do Mundo (Foto: Miguel Riopa/AFP)


O começo do jogo foi bastante trucado e equilibrado entre as equipes. A maior parte dos lances se concentrava no meio de campo, com algumas chances criadas nesse meio tempo. E as ações eram lá e cá, com uma boa chance para cada lado.

A primeira de Cancelo, aos 14 minutos, que quase marcou um golaço do meio da rua. E a segunda, no minuto seguinte, desta vez da Polônia, obrigando o goleiro Beto a fazer bela defesa.

Fora isso, poucas emoções. Até os 33 minutos. Renato Sanches cobrou escanteio no primeiro pau e André Silva ganhou do zagueiro no alto, mandando a bola no canto esquerdo do gol, abrindo o placar no Estádio Dom Afonso Henriques.

Na volta dos vestiários, o roteiro seguiu bastante parecido, com Portugal tomando um pouco mais da dianteira do jogo. No entanto, aos 17 minutos, tudo mudou quando Danilo puxou a camisa do adversário e foi expulso. Para piorar a situação dos lusitanos, o árbitro ainda marcou pênalti, que foi convertido por Milik, deixando tudo igual em Guimarães.

Após o empate, o equilíbrio seguiu imperando em campo e o jogo ficou lá e cá, com chances para os dois lados, que não queriam sair sem os três pontos. Nos minutos finais, porém, a Polônia melhorou e chegou a assustar os portugueses, que precisaram contar com mais uma grande defesa de Beto para salvar o time.

Abaixo todos os confrontos programados para esta terça-feira pela competição, respeitando o horário de Brasília:

LIGA A
Grupo 3
17h45 Portugal x Polônia

LIGA B
Grupo 2
17h45 Suécia 2 x 0 Rússia

LIGA C
Grupo 1
17h45 Escócia 3 x 2 Israel
Grupo 4
17h45 Sérvia 4 x 1 Lituânia
17h45 Montenegro 0 x 1 Romênia

LIGA D
Grupo 3
17h45 Malta 1 x 1 Ilhas Feroe
17h45 Kosovo 4 x 0 Azerbaijão

Conteúdo Patrocinado