Revelação marca dois, Roma bate o Porto no Olímpico e sai em vantagem - Gazeta Esportiva
Revelação marca dois, Roma bate o Porto no Olímpico e sai em vantagem

Revelação marca dois, Roma bate o Porto no Olímpico e sai em vantagem

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/02/2019 às 19:59 • Atualizado: 12/02/2019 às 20:20

São Paulo, SP

A Roma conseguiu um bom resultado para seguir na luta a fim de repetir a ótima campanha da última Liga dos Campeões, quando chegou na semifinal. Jogando no Olímpico, nesta terça-feira, pela partida de ida das oitavas de final, a equipe de Eusebio Di Francesco contou com dois gols do jovem Zaniolo para vencer o Porto por 2 a 1 e largar em vantagem no confronto. Adrián López marcou para os visitantes.

Depois de um primeiro tempo de apenas cinco finalizações, a pior marca desta edição da Liga dos Campeões, a Roma mudou a postura na volta do intervalo. Com um toque de bola agressivo e uma marcação pressão, o time romanista abriu dois gols de vantagem com a grande joia da equipe: o garoto Zaniolo, de 19 anos. O Porto, entretanto, esboçou uma reação e diminuiu com o espanhol Adrián López, dando números finais ao duelo.

Agora, as equipes esperam quase um mês para voltar a se enfrentar, já que a partida de volta está marcada apenas para o dia seis de março, às 17 horas (de Brasília), no Estádio do Dragão. No confronto decisivo, o Porto joga por uma vitória de 1 a 0 ou de dois gols de diferença para avançar. Um novo 2 a 1 em favor dos portugueses leva a partida para a prorrogação, enquanto a Roma garante classificação com um simples empate.




Dzeko perde grande chance em 1º tempo de pouca emoção

Mesmo jogando fora de seus domínios, o Porto foi quem tentou tomar as rédeas no início do embate. Confortável com a posse de bola do rival, a Roma buscava oferecer perigo em contra-ataques pelos flancos do campo. Mais efetiva, a equipe romanista criou a primeira boa jogada da partida aos 10 minutos, quando Dzeko escapou pela esquerda e cruzou para a área. Sem cacoete de marcador, Brahimi foi cortar e quase fez contra.

Enquanto o Porto abusava das ligações diretas, a Roma, com uma troca de passes pragmática, pouco produzia ofensivamente. Diante desse cenário, os goleiros só trabalharam pela primeira vez na casa dos 30 minutos. Pellegrino ficou com sobra na entrada da área e bateu fraco para intervenção segura de Casillas. Já Mirante teve mais dificuldades em defender chute rasteiro do brasileiro Fernando.

Cientes da necessidade de fazer valer o mando no mata-mata da Liga dos Campeões, os romanistas cresceram de produção e criaram a grande chance da primeira etapa aos 38 minutos. Dzeko foi acionado, limpou Militão com um belo corte e, na entrada da pequena área, soltou o pé, carimbando a trave direita do time português.

Garoto marca dois e garante vitória romanista

Após um tempo inicial de apenas cinco finalizações, a Roma tratou de mudar a intensidade do duelo na volta do intervalo. Com uma marcação adiantada e um toque de bola mais agressivo, a equipe de Eusebio Di Francesco obrigou Casillas a espalmar chute de Cristante logo aos quatro minutos. O Porto, contudo, respondeu em cabeçada de Danilo Peireira, que passou rente à trave de Mirante.

Depois de rondar a área portista em várias oportunidades, a Roma foi recompensada por sua postura ousada aos 24 minutos. Dzeko recebeu na área, fez o pivô e rolou para Zaniolo. O garoto de 19 anos encarou Alex Telles e bateu rasteiro cruzado, sem chances de defesa para Casillas, colocando os donos da casa em vantagem.

Aproveitando a atmosfera do pulsante Olímpico, os mandantes ampliaram a vantagem seis minutos depois de abrir o placar. Dzeko foi acionado na intermediária, avançou pelo meio e finalizou rasteiro de média distância. A bola bateu na trave e se ofereceu para Zaniolo, que apenas rolou para as redes, deixando seu segundo gol na partida.

A alegria romanista, entretanto, não durou muito, já que o Porto deu o troco de forma imediata. Felipe fez belo lançamento do campo de defesa, Adrián López escorou de cabeça e Tiquinhos Soares arrematou errado. A bola ganhou altura e sobrou para o espanhol, que finalizou de primeira para diminuir a supremacia italiana e dar números finais à partida: 2 a 1 para a Roma.

FICHA TÉCNICA
ROMA-ITA 2X1 PORTO-POR

Local: Olímpico, em Roma (Itália)
Data: 12 de fevereiro de 2019, terça-feira
Horário: 18h (Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Mario Diks (HOL) e Hessel Steegstra (HOL)
Cartões amarelos: Herrera (Porto). El Shaarawy (Roma)
Gols:
ROMA:
Zaniolo aos 24 e 30 minutos do 2º tempo
PORTO: Adrián Lopez aos 33 minutos do 2º tempo

ROMA: Mirante; Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; de Rossi, Pellegrini (N´Zonzi), Cristante e Zaniolo (Santon); El Shaaarawy (Kluivert) e Dzeko
Técnico: Eusebio Di Francesco

PORTO: Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Herrera, Danilo Pereira e Otávio (Hernâni); Brahimi (Adrián Lopez), Fernando (André Pereira) e Tiquinho Soares
Técnico: Sérgio Conceição

Conteúdo Patrocinado