Uefa estuda atribuir vagas da Liga dos Campeões de 2021 por “mérito esportivo” - Gazeta Esportiva
Uefa estuda atribuir vagas da Liga dos Campeões de 2021 por “mérito esportivo”

Uefa estuda atribuir vagas da Liga dos Campeões de 2021 por “mérito esportivo”

Gazeta Esportiva

Por AFP

23/04/2020 às 12:58

São Paulo, SP

Caso os campeonatos nacionais não possam ser concluídos devido à pandemia do coronavírus, as vagas nas competições continentais de clubes da próxima temporada na Europa serão atribuídas "por mérito esportivo", explicou nesta quinta-feira (23) a União Europeia de Futebol (Uefa).

Uefa irá estudar mudanças no regulamento (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)


"Caso as competições domésticas terminarem prematuramente por motivos legítimos, a Uefa pediria às ligas que escolham os clubes para as competições da Uefa 2020/21 baseando-se no mérito esportivo" da atual temporada, afirmou a Uefa após reunião por videoconferência de seu comitê executivo.

O procedimento de seleção dos clubes classificados para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa deverá ser "baseado em critérios objetivos, transparentes e não descriminatórios", continuou a entidade, que defende ao mesmo tempo "concluir as competições nacionais atualmente suspensas".

Este anúncio acontece num momento em que vários países temem precisar antecipar o fim de suas temporadas futebolísticas devido ao confinamento imposto pelas autoridades para combater a propagação do coronavírus.

No início da semana, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou a possibilidade de encerrar prematuramente sua temporada, depois da decisão do governo holandês de estender a proibição de aglomerações no país até setembro.

A Liga belga decidirá na semana que vem se concluirá sua temporada respeitando a classificação atual do campeonato, declarando campeão nacional o Brugge, líder da tabela.

Já a Bundesliga alemã anunciou nesta quinta-feira (23) que pretende retomar a competição em 9 de maio.

Conteúdo Patrocinado