Sporting e Porto fazem clássico eletrizante em semi da Copa de Portugal - Gazeta Esportiva
Sporting e Porto fazem clássico eletrizante em semi da Copa de Portugal

Sporting e Porto fazem clássico eletrizante em semi da Copa de Portugal

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/01/2018 às 09:21 • Atualizado: 24/01/2018 às 09:38

São Paulo, SP

Sporting e Porto se enfrentam em clássico pelas semifinais da Copa de Portugal, nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/ Twitter Porto FC)


Sporting e Porto realizarão o primeiro clássico do ano nesta quarta-feira, às 18h45 (horário de Brasília), pelas semifinais da Copa da Liga de Portugal, em Braga. O jogo anterior entre os rivais foi em outubro de 2017, pelo Campeonato Português, com o placar empatado por 0 a 0. Agora, é disputa é para decidir quem vai à final do torneio de mata-mata, para enfrentar o vencedor entre Vitória Setúbal e Oliveirense.

São 226 confrontos diretos entre os dois times portugueses, sendo 81 vitórias para cada lado, mas com vantagem para o Sporting, que marcou 327 gols, contra 303 do rival. A partida pela Copa da Liga de Portugal pode servir, então, para apimentar o famoso clássico "Dragões vs Leões", como é conhecido. Além disso, os dois clubes buscam a sua terceira final na competição, sendo que ambos perderam as já disputadas. Em dez edições, o Benfica ficou com sete prêmios de campeão. É hora de mudar o jogo.

Não bastasse o histórico total de partidas, os leões somam 19 vitórias em 26 jogos oficiais, enquanto os dragões contabilizam 21 triunfos em 25 partidas, ou seja, ambos estão invictos em competições nacionais nesta temporada. Se terminar empatado, o jogo desta quarta será decidido nos pênaltis.

Copa da Liga de Portugal

Sporting e Porto chegaram a essa semifinal após vencerem seus respectivos grupos. Enquanto os primeiros superaram Marítimo, Belenenses e U. Madeira no Grupo B, o Porto passou por Leixões, Rio Ave e P. Ferreira, do Grupo D. Já no Campeonato Português, o Porto está em primeiro lugar, com 48 pontos, o Sporting está na segunda colocação, com 47, e o Benfica está em terceiro, com 46.

Segundo a imprensa portuguesa, espera-se que o estádio de Braga esteja lotado para a partida. "Na semifinal (entre Sporting e Porto FC), prevemos que o estádio esteja praticamente cheio", revelou Helena Pires, diretora executiva da Liga Portugal, numa conferência conjunta com a Polícia de Segurança Pública, realizada nesta segunda-feira, no Estádio Municipal de Braga.



Duelo entre técnicos

Se no campo e na história a disputa entre as equipes é bem acirrada, entre os técnicos não seria diferente. Jorge Jesus, do Sporting, e Sergio Conceição, do Porto, são velhos conhecidos, mas ambos querem - e muito - a inédita taça da competição, sendo que a decisão será já no sábado.

"Esta é uma competição recente. Acho que no início a desvalorizavam, mas a cada ano que passa ela ganha mais importância e é um objetivo dos clubes. A grande prova disso é que os clubes que estão na semifinal, quando disputaram os jogos da Taça da Liga, disputaram com os jogadores mais utilizados. Disputar a semifinal e a final na mesma semana mostra a importância deste título e desta competição", disse Conceição, conforme o jornal português O jogo.

Do outro lado, Jorge Jesus reiterou a importância do título e as dificuldades que enfrentarão com o oponente. "Este é um dos títulos que o Sporting quer vencer. Sabemos que vamos ter um rival muito forte, mas temos trabalhado muito nesta competição para chegar à semifinal e é aqui que queremos estar, nas decisões. Esta é a nossa primeira decisão da temporada e queremos fazer tudo para sair de lá só no sábado, porque é sinal que vamos à final", relatou Jesus, conforme o Sapo Desporto.

Conteúdo Patrocinado