Porto e Sporting fazem clássico da grande final da Taça de Portugal - Gazeta Esportiva
Porto e Sporting fazem clássico da grande final da Taça de Portugal

Porto e Sporting fazem clássico da grande final da Taça de Portugal

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

25/05/2019 às 08:24

Rio de Janeiro, RJ

Um clássico marcará neste sábado a grande final da Taça de Portugal. Porto e Sporting se enfrentam a partir das 13h15 (de Brasília), no Estádio do Jamour, em Oeiras, em busca do caneco mais charmoso do futebol lusitano. O jogo é uma grande oportunidade para ambos se redimirem após acompanharem o rival Benfica ganhar o Campeonato Português na semana passada.

O Porto eliminou nas semifinais o Braga com um empate por 1 a 1 fora de casa, após 3 a 0 como mandante. Já o Sporting despachou o Benfica no clássico de Lisboa graças ao gol qualificado como visitante, pois ganhou em casa por 1 a 0, após perder por 2 a 1 no Estádio da Luz.

Sergio Conceição, treinador do Porto, quer ver sua equipe pressionando.

"Vamos jogar em busca de gols, como fizemos ao longo de toda esta temporada. Sabemos que temos condições de conquistarmos o título e vamos tentar nos impor", disse Conceição.

Equipes se enfrentaram na última rodada do Campeonato Português (Foto: Miguel Riopa/AFP)


Se atendo ao jogo, Marcel Keizer, holandês que dirige o Sporting, espera um combate equilibrado.

"É uma final e tem tudo para ser disputada de forma equilibrada. Os dois times tiveram uma boa semana de preparação e chegam esperançosos em erguer o troféu", analisou o holandês.

As duas equipes se enfrentaram duas vezes na atual temporada. No Estádio José Alvalade, em Lisboa, houve empate sem gols. Já na Cidade do Porto, no Estádio do Dragão, o Porto ganhou por 2 a 1.

Caso a partida deste sábado termine empatada no tempo regulamentar, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade no tempo extra o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

O jogo marcará um desempate entre as duas equipes, que somam 16 títulos. O Benfica é a equipe mais vitoriosa com 26 canecos. O Aves, que bateu por 2 a 1 o Sporting na edição passada, é o atual campeão. O último caneco do Sporting foi em 2015, quando derrotou o Braga nos pênaltis após empate por 2 a 2. Já o título mais recente do Porto nesta competição foi em 2011, ao golear o Vitória de Guimarães por 6 a 2 de forma impiedosa.

A decisão deste sábado será a sétima na história a reunir os dois times. O Porto ganhou quatro vezes, em 1922, 1925, 1937 e em 1994. Já o Sporting deu a volta olímpica sobre o rival em duas ocasiões: 1978 e 2008.

Conteúdo Patrocinado