Governo de São Paulo determina redução de 30% de público em estádios a partir do Paulistão - Gazeta Esportiva
Governo de São Paulo determina redução de 30% de público em estádios a partir do Paulistão

Governo de São Paulo determina redução de 30% de público em estádios a partir do Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/01/2022 às 14:15

São Paulo, SP

Nesta quarta-feira, o governo de São Paulo determinou a redução de 30% na capacidade de público nos estádios a partir do início do Campeonato Paulista.



O governador João Doria, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, explicou a decisão: “Isso se aplica a partir do dia 23 de janeiro, com a volta do Campeonato Paulista. A partir desta data, o limite é de 70% de ocupação dos estádios. A Copinha tem, embora uma boa repercussão, um público diminuto. Portanto, não há necessidade de estabelecer restrições. A Federação Paulista de Futebol já foi orientada nesse sentido”.

“No caso do futebol, compete ao governo do estado, não é uma decisão municipal. O Campeonato Paulista e outras práticas esportivas com público [reduzido] é uma orientação do governo do estado de São Paulo, portanto, uma determinação que deverá ser obedecida pelas federações esportivas”, completou.

Eventos, shows e outras atividades esportivas realizadas no estado também seguirão com a obrigatoriedade quanto ao uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e apresentação de comprovante vacinal completo. A redução de público nessas práticas, porém, cabe aos municípios – o que não é o caso dos jogos de futebol.



O Coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, falou sobre a recomendação: “A sugestão do governo do estado para os municípios é para que faça uma redução de 30% na capacidade de público nesses eventos. Mas deixo em aberto que isso fica a critério do município. Dependendo da situação epidemiológica do município, esse percentual pode ser alterado para mais”.

Gabbardo afirmou que, pelo fato de os municípios viverem situações diferentes em relação aos números da pandemia, enfrentam realidades distintas.

“Nós passamos uma régua daquilo que é o mínimo que deve ser feito, e as prefeituras podem ampliar essas restrições de acordo com a necessidade. Isso que a gente está recomendando não é definitivo: na próxima semana vamos examinar novamente a realidade, os números, e outras recomendações poderão ser sugeridas”, pontuou.

A estreia do Campeonato Paulista de 2022 ocorre em 23 de janeiro, às 16h00 (de Brasília), quando o Palmeiras visita o Grêmio Novorizontino. Já a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior está marcada, como de costume, para o dia 25, mas ainda não tem local definido.

Conteúdo Patrocinado