Federação Paulista de Futebol se pronuncia sobre paralisação dos jogos no Estado - Gazeta Esportiva
Federação Paulista de Futebol se pronuncia sobre paralisação dos jogos no Estado

Federação Paulista de Futebol se pronuncia sobre paralisação dos jogos no Estado

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/03/2021 às 18:02

São Paulo, SP

Nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a paralisação do futebol no Estado a partir do dia 15 março (segunda-feira). Em reunião com os 16 clubes que disputam o Paulistão, a Federação Paulista de Futebol (FPF) se pronunciou sobre a decisão e garantiu que todas as rodadas do Estadual serão realizadas, mesmo que seja necessário reorganizar as datas.

"FPF e clubes afirmam publicamente que o Campeonato Paulista seguirá seu curso de rodadas conforme previsto, as datas passarão eventualmente pelos ajustes necessários e a competição será concluída na mesma data prevista, 23 de maio", informou.

A entidade ainda lamentou o agravamento da pandemia, mas destacou os cuidados que vêm sendo tomados no futebol.

“A FPF e os clubes reiteram que o rigoroso Protocolo de Saúde da competição, aprovado e elogiado pelo Ministério Público e pelo Centro de Contingência do Coronavírus, oferece aos profissionais do futebol e a todos os funcionários dos clubes um nível de controle não encontrado em qualquer outra atividade econômica, com testagens seriadas e acompanhamento médico diário. Desde o reinício dos jogos no ano passado, foram mais de 35 mil testes realizados por árbitros, atletas, profissionais e funcionários dos clubes de São Paulo”, publicou em nota.



O Governo do Estado de São Paulo e o Ministério Público Estadual convidaram a FPF para uma reunião a fim de discutir o novo calendário de jogos, na manhã de segunda-feira. No mesmo dia, pela tarde, Federação e clubes se reúnem para definir o agendamento das partidas.

Confira abaixo o comunicado na íntegra da FPF:
Após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo, que determinou a Fase Emergencial do Plano São Paulo, a Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1 se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF e os clubes se manifestam publicamente:

- A FPF e os clubes lamentam o gravíssimo nível que a pandemia de COVID-19 atingiu em São Paulo e no Brasil, com o alarmante aumento do número de casos e, principalmente, de mortes que estamos presenciando;

- Lembramos que há um ano o futebol de São Paulo, de forma consciente, paralisou suas atividades antes mesmo do início do período de quarentena imposto pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então, a FPF e os clubes têm seguido todas as recomendações científicas e médicas, prezando pela saúde de todos, utilizando, inclusive, o esporte como plataforma de educação e orientação aos torcedores com informações referentes à prevenção e combate à COVID-19;

- A FPF e os clubes reiteram que o rigoroso Protocolo de Saúde da competição, aprovado e elogiado pelo Ministério Público e pelo Centro de Contingência do Coronavírus, oferece aos profissionais do futebol e a todos os funcionários dos clubes um nível de controle não encontrado em qualquer outra atividade econômica, com testagens seriadas e acompanhamento médico diário. Desde o reinício dos jogos no ano passado, foram mais de 35 mil testes realizados por árbitros, atletas, profissionais e funcionários dos clubes de São Paulo;

- O Governo do Estado de São Paulo convidou a FPF e o Ministério Público Estadual para uma reunião às 9h de segunda-feira, na qual será discutido o calendário de jogos a fim de que, juntos, encontremos uma solução viável para adaptar as próximas rodadas da competição. Após este encontro, no mesmo dia, às 15h, FPF e clubes se reunirão para definir o agendamento dos jogos;

Por fim, FPF e clubes afirmam publicamente que o Campeonato Paulista seguirá seu curso de rodadas conforme previsto, as datas passarão eventualmente pelos ajustes necessários e a competição será concluída na mesma data prevista, 23 de maio.

Conteúdo Patrocinado