Criado pela Gazeta Esportiva, termo “Choque-Rei” estampa bola da final do Paulista - Gazeta Esportiva
Criado pela Gazeta Esportiva, termo “Choque-Rei” estampa bola da final do Paulista

Criado pela Gazeta Esportiva, termo “Choque-Rei” estampa bola da final do Paulista

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/05/2021 às 16:59 • Atualizado: 22/05/2021 às 17:02

São Paulo, SP

Tradicionais adversários, Palmeiras e São Paulo entram em campo para decidir o Campeonato Paulista às 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Estádio do Morumbi. A bola desenvolvida especialmente para a final contém a inscrição “Choque-Rei”, termo criado pelo jornalista Tomaz Mazzoni, da Gazeta Esportiva.

O jornal A Gazeta Esportiva nasceu como suplemento em 1928 e circulou diariamente de 1947 a 2001. Um dos expoentes do periódico, Mazzoni criou o termo Choque-Rei para se referir ao clássico entre Palmeiras e São Paulo, além das expressões Derby (Palmeiras x Corinthians) e Majestoso (Corinthians x São Paulo).




Responsável pela bola do Campeonato Paulista, a Penalty desenvolveu um modelo especial para a final. Além do termo “Choque-Rei”, popularizado pelo jornal A Gazeta Esportiva, a peça traz o símbolo dos dois adversários, a data da partida e o local. Batizado de “S11 Ecoknit”, o modelo tem apelo sustentável.

Além do futebol, A Gazeta Esportiva também fez história em outras modalidades ao criar a Corrida Internacional de São Silvestre e a Prova Ciclística 9 de Julho, por exemplo. A transição para o meio digital se deu por meio do site Gazeta Esportiva, um dos pioneiros do segmento na internet, lançado em novembro de 1998.



O primeiro Choque-Rei pela final do Campeonato Paulista, disputado no Allianz Parque, terminou com empate sem gols. Assim, o ganhador do segundo clássico entre Palmeiras e São Paulo garante o título estadual, enquanto nova igualdade leva a decisão aos pênaltis.

Conteúdo Patrocinado