Clubes de SP se mobilizam em campanha por mais mulheres no estádio - Gazeta Esportiva
Clubes de SP se mobilizam em campanha por mais mulheres no estádio

Clubes de SP se mobilizam em campanha por mais mulheres no estádio

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/01/2020 às 14:10

São Paulo, SP

A Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou, nesta terça-feira, a campanha #ElasnoEstádio, que visa incentivar a presença feminina nas arquibancadas do futebol paulista. Logo após o lançamento, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo também se mobilizaram pela causa através de suas redes sociais.



Corinthians e Palmeiras foram mais discretos em suas publicações, mas não deixaram de ressaltar a importância da campanha. Ambos citam a pesquisa do Datafolha, que aponta que apenas 14% do público que frequenta os estádios no Campeonato Paulista é formado por mulheres.



Na coletiva exclusiva para o público feminino na sede da Federação Paulista, Aline Pellegrino ressaltou a dedicação de todos os clubes da elite paulista em abraçar a campanha.

"Os clubes compraram a ideia, estão juntos com a Federação. Vai ter atendimento dentro do estádio e tem os canais. É uma ação conjunta, da Federação com os clubes, e vamos estar trabalhar para melhorar. A gente vai precisar de mudanças a longo prazo, então não vai acabar aqui. A ideia é que a mulher esteja envolvida nas ações sociais dos clubes ao longo dos próximo campeonatos", enfatizou.

O Santos, além de citar os números e os objetivos da campanha, ainda registrou a presença do "Bancada da Sereias", um coletivo de torcedoras do Peixe, que foi convidado para o lançamento do #ElasnoEstádio. O Alvinegro Praiano ainda oferece 50% de desconto para as mulheres em qualquer plano do seu programa de sócio torcedor.



O São Paulo foi outro clube a destacar o baixo número de mulheres no estádio e, assim como o movimento da FPF, tentou buscar os motivos que afastam as torcedoras do estádio. Em suas redes sociais, o Tricolor realizou uma enquete pra buscar aperfeiçoar a resposta. O clube ainda ressaltou que, desde 2018, oferece atendimento especial para as mulheres, possibilitando que elas relatem casos de assédio, ofensas e violência no estádio.



 

A campanha da FPF, que foi apresentada pela diretora de futebol feminino, Aline Pellegrino, pretende colocar em prática três iniciativas já neste Campeonato Paulista:

- Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino

- Abertura de canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: [email protected];

- Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios

Conteúdo Patrocinado