Brasileiros levam vantagem contra ingleses em finais de Mundial de Clubes - Gazeta Esportiva
Brasileiros levam vantagem contra ingleses em finais de Mundial de Clubes

Brasileiros levam vantagem contra ingleses em finais de Mundial de Clubes

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/12/2019 às 08:01

São Paulo, SP

Ingleses só venceram brasileiros pelo torneio em apenas uma oportunidade (Foto: Divulgação/SPFC)


Neste sábado, às 14h30 (de Brasília), Flamengo e Liverpool se enfrentam no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar, para decidir o título do Mundial de Clubes. E o Rubro-Negro tem um trunfo para a final, já que os clubes brasileiros levam vantagem no retrospecto contra os ingleses em duelos válidos pela decisão da competição internacional.

A primeira disputa entre uma equipe do Brasil e uma da Inglaterra pela conquista do Mundial foi em 1981. Na ocasião, a decisão foi justamente entre Flamengo e Liverpool. Em partida realizada no Japão, o time comandado por Paulo César Carpegiani e capitaneado por Zico dominou os Reds e venceu por 3 a 0. Nunes, duas vezes, e Adílio marcaram os gols.

Em 1999, os britânicos empataram o confronto. Palmeiras e Manchester United foram os campeões sul-americano e europeu, respectivamente, e duelaram em território asiático pelo título mundial. E Roy Keane aproveitou saída errada de Marcos para marcar o único tento da partida e garantir o troféu para os Diabos Vermelhos.




O São Paulo colocou o Brasil novamente à frente em 2005. Com o torneio já sendo disputado no formato atual, o Tricolor passou pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e o Liverpool derrotou o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, pela semifinal. Na decisão, Rogério Ceni brilhou, Mineiro foi às redes e o clube do Morumbi sagrou-se tricampeão.

E em 2012, o Corinthians ampliou a vantagem verde-amarela. Empolgado pela conquista inédita da Copa Libertadores, o Timão venceu o Al-Ahly, do Egito, na semifinal, enquanto o Chelsea bateu os mexicanos do Monterrey. Com gol de Guerrero, a equipe alvinegra foi ao lugar mais alto do pódio com uma vitória por 1 a 0 diante dos Blues.

Agora, o Flamengo tenta coroar a grande temporada de 2019 com o bicampeonato do Mundial de Clubes. Já o Liverpool, hexacampeão da Liga dos Campeões, busca alcançar o posto de campeão do mundo pela primeira vez em sua história.



 

Conteúdo Patrocinado