Nos pênaltis, Auxerre garante o acesso no Francês - Gazeta Esportiva
Nos pênaltis, Auxerre vence o St. Etienne e garante acesso no Francês

Nos pênaltis, Auxerre vence o St. Etienne e garante acesso no Francês

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/05/2022 às 17:19

São Paulo, SP

Na tarde deste domingo, o St. Etienne recebeu o Auxerre em partida válida pelo playoff de rebaixamento do Campeonato Francês. O confronto terminou 1 a 1 e, agregado ao empate no jogo de ida, a decisão foi para a prorrogação. Como a igualdade também permaneceu no tempo extra, o acesso foi decidido na disputa de pênaltis, vencida por 5 a 4 pelo Auxerre, que garantiu a vaga na Ligue 1 da próxima temporada.




Com o resultado, a temporada ruim do maior campeão da França, empatado com o PSG com 10 títulos cada, foi punida com o rebaixamento da equipe para a segunda divisão. O St. Etienne não era rebaixado desde a temporada 2000/01, período em que ficou na Ligue 2 por três anos até conseguir o acesso no ano de 2004.

Por sua vez, Auxerre, terceiro colocado da segunda divisão, sobe para a elite do futebol no país após dez anos. O clube participou da Ligue 1 pela última vez na temporada 2011/12, quando foi rebaixado na última colocação.

O jogo: decisão nas penalidades


Os 45 minutos iniciais foram de pouca criação e oportunidades. A partida foi bastante disputada e truncada. A polêmica do primeiro tempo se deu aos 14 minutos, quando os jogadores do St. Etienne pediram pênalti num suposto toque de mão do defensor do Auxerre, mas o árbitro apenas mandou o lance seguir.

Na volta do intervalo, as equipes mudaram completamente a disposição em campo. Logo aos seis minutos, Hamza Sakhi aproveitou cruzamento e cabeceou da entrada da grande área, encobrindo o goleiro Bernardoni e marcando um belo gol para abrir o marcador para o Auxerre.

O tento anotado colocou fogo no jogo. O St. Etienne se atirou para o ataque e, aos 31 minutos, conseguiu o empate. Após cobrança de escanteio, Enzo Crivelli cabeceou em direção ao gol e, também de cabeça, o meia Mahdi Camara, bem em frente ao goleiro, desviou e tirou qualquer chance de defesa do arqueiro adversário, empatando o confronto.

Como a primeira partida também se encerrou em 1 a 1, os times foram para a prorrogação. No tempo extra, o cansaço tomou conta dos jogadores de ambos times, que não conseguiram desempatar o duelo. Assim, a decisão foi para a disputa de pênaltis.

Nas penalidades máximas, o goleiro Donovan Leon defendeu a cobrança de Ryad Boudebouz. Na batida decisiva, Birama Touré fez e garantiu o acesso do Auxerre à primeira divisão.

Conteúdo Patrocinado