Taça da Libertadores é restaurada antes da final entre Palmeiras e Flamengo - Gazeta Esportiva
Taça da Libertadores é restaurada antes da final entre Palmeiras e Flamengo

Taça da Libertadores é restaurada antes da final entre Palmeiras e Flamengo

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/11/2021 às 20:17

São Paulo, SP

No próximo sábado, em Montevidéu, Palmeiras e Flamengo irão decidir quem será o novo campeão da Copa Libertadores da América. E o vencedor desta partida terá a oportunidade de levantar um troféu restaurado. Nesta terça-feira, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, divulgou detalhes da reparação.

"Com o tempo, campeonato após campeonato, viu como havia mudanças, que se percebiam seguramente para aqueles que conhecem a história da Libertadores. Percebi que a Copa estava se transformando, mas já havia um fato anedótico que fez isto acontecer.. A Copa já vinha sendo atingida pelo carinho, o apreço e muitas outras coisas que aconteceram ao longo do tempo. Para mim isto tem um valor histórico muito importante e era uma responsabilidade pessoal restaurar de volta para a Copa original", disse o mandatário.




A restauração foi feita em Lima, no Peru. Durante o processo, a taça foi toda desmontada. Foram retiradas até mesmo as famosas placas com os nomes dos clubes campeões de cada ano para que elas fossem polidas e a base de madeira consertada.

Uma das principais mudanças está na estatueta do jogador, que fica na parte de cima do troféu. Antes, ele chutava a bola com o pé esquerdo, simbolizando a cobrança de um pênalti. Agora, ele a chuta com a direita, significando o início da partida, como no projeto original.

"As orelhas têm uma escada internamente, isso representa um estádio, a tribuna e o campo na parte plana. Vê-se uma circunferência que representa o mundo e o jogador que representa o jogador latino-americano acima do mundo e a coluna central que eleva o jogo latino-americano a um nível mundial. Tudo está conectado. Tudo tem uma representação", detalhou Carlo Tonani, responsável pela restauração.

A grande decisão da Libertadores de 2021 está marcada para este sábado, dia 27, em Montevideo. Palmeiras e Flamengo se enfrentam no estádio Centenário a partir das 17 horas (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado