Futebol/Libertadores

No Maracanã, Flamengo e Grêmio decidem vaga na final da Libertadores

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
23/10/2019 08:57:20

Em: Flamengo, Grêmio, Libertadores

Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30(de Brasília), no Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), no jogo que vai apontar o classificado do Brasil para a grande final da Copa Libertadores. No duelo da ida, no Rio Grande do Sul, empate por 1 a 1 e quem ganhar agora se classifica, sendo que novo 1 a 1 forçará a disputa de pênaltis. Empate sem gols serve aos flamenguistas, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Pelo mesmo motivo, empates a partir de 2 a 2 beneficiam os gaúchos.

Flamengo contará com o apoio do Maracanã lotado (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Carregando o favoritismo por liderar o Campeonato Brasileiro com dez pontos de vantagem e por não perder desde agosto, o Flamengo do técnico português Jorge Jesus tenta conter qualquer clima de euforia para não ser surpreendido.

“O futebol brasileiro estará muito bem representado com qualquer um desses dois times na final e isso mostra a força do Grêmio. Estamos em uma bom momento, mas o futebol é cheio de surpresas e cruel muitas vezes”, disse Jesus.

A cautela dos flamenguistas é justificada, pois o Grêmio, liderado pelo técnico Renato Gaúcho, fala em surpreender.

“Temos ouvido muito gente falando que o Flamengo já está na final. Não somos bobos e sabemos da qualidade deste adversário. Porém, o Grêmio merece todo o respeito. Mantemos os nossos pés no chão para fazermos um grande jogo”, disse o meia Alisson.

Grêmio não contará com Luan e Jean Pyerre (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Em termos de escalação o Flamengo aguarda pela recuperação do lateral-direito Rafinha, que se submeteu a uma cirurgia para correção de uma fratura no aro zigomático, o osso da bochecha, e do meia uruguaio De Arrascaeta, que se submeteu a uma artroscopia para correção de problema no ligamento colateral medial e do menisco medial direito. O primeiro, se for vetado, cede o posto a Rodinei. O segundo, se relacionado, começará no banco.

Para este compromisso o Grêmio perdeu o meia Luan, vetado com fortes dores no pé direito. A sua vaga será preenchida por Michel ou por Thaciano. O primeiro deixaria o time mais defensivo no setor.

O Flamengo luta para repetir o feito de 1981, quando conseguiu chegar à final e derrotou o Cobreloa do Chile, garantindo o único título de sua história no torneio. Já o Grêmio ganhou o caneco três vezes. Em 1983 foi campeão com Renato Gaúcho no elenco. Em 1995, liderado por Luiz Felipe Scolari, conquistou o bi. O tri veio em 2017, quando Renato Gaúcho já era o comandante do plantel e o rival da final foi o argentino Lanús.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de outubro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfa (Argentina) e Gabriel Chade (Argentina)

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Vitinho; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

GRÊMIO: Paulo Victor, Léo Moura, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Thaciano (Michel), Alisson e Everton; Diego Tardelli
Técnico: Renato Gaúcho