Flamengo e Grêmio reeditam semifinal da Libertadores de 1984 - Gazeta Esportiva
Flamengo e Grêmio reeditam semifinal da Libertadores de 1984

Flamengo e Grêmio reeditam semifinal da Libertadores de 1984

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/10/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Grêmio e Flamengo se enfrentaram na semifinal da Libertadores de 1984 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Depois de 35 anos, Grêmio e Flamengo voltam a se enfrentar em uma semifinal de Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, o Tricolor Gaúcho e o Rubro-Negro duelam pela partida de ida da última fase antes da decisão do torneio continental, reeditando um confronto que ocorreu em 1984.

Na época, a principal competição de clubes da América do Sul contava com apenas 21 times. A equipe do Rio Grande do Sul se classificou como campeã da edição anterior e entrou direto na semifinal, enquanto os cariocas garantiram a vaga por conta do título do Campeonato Brasileiro de 1983 e passaram por Junior Barranquilla, América de Cali e Santos na fase de grupos.

A disputa da meia-final também era diferente, sendo formado um triangular, com confrontos de ida e volta entre as três equipes e o primeiro colocado garantindo vaga na decisão. Então, Flamengo e Universidad de Los Andes se juntaram ao Grêmio no Grupo B. Os dois clubes brasileiros venceram o time venezuelano nas duas partidas.




Em 26 de junho, o Tricolor aplicou uma goleada de 5 a 1 no Rubro-Negro, em Porto Alegre. Osvaldo (duas vezes), Caio, Renato Gaúcho e Tarcísio marcaram para os gaúchos e Tita descontou para os cariocas. No jogo de volta, no Rio de Janeiro, em 6 de julho, o Mengão conquistou a vitória por 3 a 1 sobre o Imortal. Bebeto (duas vezes) e Andrade fizeram para o Flamengo, enquanto Guilherme balançou as redes para o Grêmio.

Empatadas em pontos, as duas equipes tiveram que fazer uma terceira partida entre si, como forma de desempate. O duelo, realizado em São Paulo, acabou com o placar de 0 a 0, dando a vaga na final para o clube gremista por conta do saldo de gols. Na decisão, o time tricolor foi derrotado para o Independiente, da Argentina.

Agora, Flamengo e Grêmio dão o pontapé inicial a mais um encontro que promete ser histórico. Por um lado, Jorge Jesus tenta levar o Rubro-Negro ao sonhado bicampeonato da Libertadores. Por outro, Renato, agora como técnico, busca seu segundo título no torneio ocupando a função de treinador e o quarto do Imortal na história.


Conteúdo Patrocinado