Com Grêmio e Bragantino, brasileiros na Libertadores 2024 estão definidos; veja lista - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Com Palmeiras e São Paulo, brasileiros na Libertadores 2024 estão definidos; veja lista

Com Palmeiras e São Paulo, brasileiros na Libertadores 2024 estão definidos; veja lista

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/11/2023 às 23:05 • Atualizado: 30/11/2023 às 23:43

São Paulo, SP

Com a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro encerrada nesta quinta-feira, a Libertadores de 2024 teve seus participantes brasileiros definidos. Grêmio e Bragantino se juntaram a Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Fluminense como os representantes do país na próxima edição da competição sul-americana.

A primeira equipe brasileira a se classificar para a Libertadores neste ano foi o São Paulo. O Tricolor Paulista garantiu sua vaga no torneio com o título inédito da Copa do Brasil. A equipe comandada por Dorival Júnior superou o Flamengo na final, disputada em setembro.



O Fluminense garantiu sua participação na primeira semana de novembro. Os cariocas foram os campeões da Libertadores de 2023, superando o Boca Juniors na final. A conquista, a primeira da história do clube na competição, deu uma vaga na edição de 2024.

As primeiras classificações pelo Brasileirão aconteceram na 35ª rodada, disputada no último final de semana. Com o empate do Athletico-PR contra o Vasco, Palmeiras e Botafogo se garantiram na Libertadores. O Verdão fará sua nona participação consecutiva, enquanto o Glorioso volta ao torneio depois de seis temporadas. O Flamengo se classificou, pelo oitavo ano seguido, com uma vitória sobre o América-MG.

Depois do Atlético-MG ficar com uma vaga ao superar o Flamengo, Grêmio e Bragantino fecharam a lista de brasileiros depois dos resultados da 36ª rodada do Brasileirão. Os gaúchos viraram sobre o Goiás nesta quinta-feira e, com isso, já não podem terminar a temporada fora do G6. Apesar de ter sido derrotado pelo Fortaleza, o Massa Bruta ficou na mesma situação por conta de um novo empate do Athletico-PR, desta vez contra o Cruzeiro.



A Libertadores de 2024 será disputada entre os dias 7 de fevereiro, quando começam as fases preliminares, e 30 de novembro, data da final. A fase de grupos começará em abril, no dia 3.

Confira a lista de times brasileiros classificados para a Libertadores de 2024:

Palmeiras
Botafogo
Flamengo
Atlético-MG
Grêmio
Bragantino
São Paulo*
Fluminense**

*Classificado pelo título da Copa do Brasil
** Classificado pelo título da Libertadores

Conteúdo Patrocinado