Presidente da Federação Espanhola é preso sob acusação de corrupção

São Paulo, SP

18-07-2017 16:23:36

Ángel María Villar está abaixo apenas do presidente Gianni Infantino na Fifa(Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

A Guarda Civil espanhola realizou, na manhã desta terça-feira, uma ação contra a corrupção que atingiu a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Entre as dezenas de prisões que foram realizadas a principal detenção foi a de Ángel María Villar, vice-presidente sênior da Fifa e comandante do futebol espanhol há 33 anos, e de seu filho Gorka Villar, que é o vice-presidente financeiro da entidade. A informação é do El País.

“Essas pessoas vinculadas à federação poderiam ter sido beneficiadas, por meio de diferentes empresas, em prejuízo à Federação Espanhola de Futebol”, informou o comunicado da justiça espanhola. No total foram dez batidas, incluindo uma na sede da federação de futebol espanhol. “Estão previstas detenções policiais”, afirmou a nota judicial.

Ángel María Villar e seu filho estão sendo investigados por falsificação de documentos, corrupção e apropriação indevida de fundos. Além das supostas manobras financeiras para benefício próprio, o número 2 na cadeia de comando da Fifa também está sendo investigado por supostos acordos de trocas de favores com dirigentes regionais para garantir sua permanência no cargo.

O presidente da federação espanhola também teria incentivado partidas da Espanha com outras seleções para beneficiar seu filho, que advogado especialista em direito esportivo. As autoridades locais já investigam os supostos crimes há mais de um ano. Os fatos investigados remontam à 2009 e os ano seguintes.

Por causa dos incidentes desta terça-feira, a Real Federação Espanhola anunciou o adiamento do sorteio dos campeonatos profissionais organizados por ela, que estavam agendados para a quinta-feira. O primeiro jogo do Campeonato Espanhol está previsto para o dia 19 de agosto e a Supercopa Espanhola, que será disputada entre Real Madrid e Barcelona, está marcada para os dias 13 e 16 de agosto.

Deixe seu comentário