Lesão de Rafinha gera discussão sobre inscrição de reforços no Barça - Gazeta Esportiva
Lesão de Rafinha gera discussão sobre inscrição de reforços no Barça

Lesão de Rafinha gera discussão sobre inscrição de reforços no Barça

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/09/2015 às 13:17 • Atualizado: 18/09/2015 às 13:18

São Paulo, SP

Rafinha levou a pior em dividida e só deve voltar a jogar em 2016 (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)
Rafinha levou a pior em dividida e só deve voltar a jogar em 2016 (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)


A grave lesão do meia Rafinha Alcântara, que deixou o jogo contra a Roma na maca e só deve voltar a pisar nos gramados de forma oficial em 2016, reabriu a discussão sobre a inscrição de reforços no Barcelona. Ao passo que Luis Enrique já cogita, ao lado do diretor esportivo Robert Fernández, novas contratações, o ex-candidato à presidência do clube, Toni Freixa, afirma que um novo atleta pode ser inscrito na vaga do brasileiro.

Em depoimento ao jornal catalão Mundo Deportivo, o ex-diretor de finanças do Barça disse ter analisado as proposições do regulamento da Federação Espanhola para respaldar sua opinião. “O Barça pode inscrever um substituto para Rafinha. O artigo 124.3 do código é claríssimo e aqui a Fifa não tem nenhum poder. O Barça recebeu uma sanção por vendas que já ocorreram, a punição já terminou”, declarou Freixa, contrapondo a visão da Fifa sobre o caso.

O artigo analisado por Freixa contempla que, em casos extraordinários como de lesão, jogadores podem ser inscritos sem o documento de transferência internacional porque a medida se aplica unicamente a Espanha e, neste território, a Fifa não delibera. O dirigente, inclusive, explicou passo a passo como o clube azul e grená pode agir para repor a baixa.

“Primeiro o clube deve notificar o jogador que iniciará um processo para cobrir sua baixa. Depois tem que enviar os exames realizados com o jogador à Federação Espanhola para que o departamento médico confirme se é uma lesão de longo período de recuperação. E aí, depois a Federação deve permitir a entrada de outro atleta. Se não o fizer, precisará explicar o porquê”, declarou.

No entanto, a recomendação de Freixa já foi tentada pelo Barcelona há um tempo atrás. A equipe catalã já tinha consultado a Federação e recebido negativa. “Estou seguro que a inscrição de um novo jogador no lugar de Rafinha é tudo que Luis Enrique e o grupo necessitam. Não se trata de sair por aí fazendo perguntas, mas de tomar decisões e defender o clube”, declarou.

Rafinha tem cirurgia marcada e recebe apoio do irmão – A cirurgia para corrigir a ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito de Rafinha acontecerá em Barcelona, na terça-feira. Meia que veio ao clube pelas mãos de Luis Enrique, que o comandou no Celta, Rafinha já tem renovação encaminhada com o clube azul e grená até 2021.

Por meio de sua conta no Twitter, Thiago Alcântara enviou uma mensagem de apoio ao irmão. O meia do Bayern, contratado à pedido de Guardiola, perdeu boa parte da última temporada por conta de uma lesão similar. O pai dos irmãos Alcântara, Mazinho, foi outro que viu a carreira comprometida por um problema crônico de lesão no joelho.


https://twitter.com/Thiago6/status/644814149436973056

Conteúdo Patrocinado