Roma vence Udinese fora e pressiona Juventus na liderança do Italiano - Gazeta Esportiva
Roma vence Udinese fora e pressiona Juventus na liderança do Italiano

Roma vence Udinese fora e pressiona Juventus na liderança do Italiano

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

06/01/2015 às 11:39

São Paulo, SP


A vitória simples da Roma nesta terça, jogando fora de casa diante da Udinese, colocou a equipe da capital em igualdade de pontos com a líder Juventus, com 39 somados, ficando na vice-liderança apenas pelo saldo de gols. O gol de Astori, que garantiu a Roma os três pontos na bagagem, aumentou para sete jogos a sequência de resultados invictos da Roma, que não perde desde a 10ª rodada.


O primeiro gol de Astori no Calccio gerou polêmica no estádio Communale Friuli, já que o trio de arbitragem demorou a confirmar que a bola havia passado a linha. Após a cabeçada, a bola explodiu no travessão e, por pouco, ultrapassou a linha que divide o gol, o que oficializou o tento a favor dos visitantes. O triunfo por 1 a 0, além de ampliar a sequência invicta do time de Rudi García, caracteriza-se como o terceiro jogo em que a Roma não sofreu gols.


A vitória sobre a Udinese injeta ainda mais confiança no elenco da Roma para o clássico do próximo domingo, diante da Lazio, que dividirá a capital italiana em duas cores. Já a Udinese, após sofrer o terceiro revés seguido, tentará se recuperar diante do Sassuolo, fora de casa, no sábado, em confronto direto por posições na tabela.


Roma consegue vantagem no placar em lance que gerou polêmica


Dominando a posse da bola e a maior parte das ações ofensivas, apesar de jogar longe de casa frente à Udinese, a equipe da Roma tentou, nos primeiros minutos, agredir o adversário com base na troca de passes. Com um meio-campo recheado de jogadores como De Rossi, Totti, Ljajic, Pjanic e Strootman, e só Iturbe na linha de frente, a equipe de Rudi García mostrava facilidade em trocar passes.

Técnico da Roma povoou o meio-campo para ter mais controle do jogo; Roma teve 63% da posse de bola
Técnico da Roma povoou o meio-campo para ter mais controle do jogo; Roma teve 63% da posse de bola - Credito: AFP


Apesar do estilo de jogo envolvente, o que fez efeito foi o jogo aéreo. Aos 16 jogados, após cobrança de falta do capitão Totti, o zagueiro Astori subiu sozinho para cabecear em direção ao gol. A bola tocou no travessão e ultrapassou a linha completamente, mas ficou oferecida para o goleiro na sequência, o que causou confusão no trio de arbitragem. O juiz Marco Guida demorou alguns minutos até ponderar com seus auxiliares e validar o gol; o primeiro de Astori no Calccio.


Com os brasileiros Danilo, Allan, Guilherme e Gabriel Silva entre os titulares, foi o último quem quase igualou o placar para a Udinese, quando o relógio já marcava os 26 minutos. Em jogada de Di Natale, o italiano dominou dentro da área e alçou a bola para Gabriel Silva. O ex-palmeirense tentou complementar no carrinho, mas não teve sorte e viu a bola sair à direita do goleiro De Sanctis nesta que foi a única oportunidade de ataque a Udinese nos primeiros 45 minutos.


Visitantes armam retranca para segurar vantagem na etapa final


Com vantagem simples no placar na volta dos vestiários, a Roma optou por concentrar os esforços na marcação para evitar os espaços e não dar chances a Udinese. Sem inspiração no setor de criação, os donos da casa ficaram reféns da retranca romana e não conseguiram furar a barreira formada à frente do gol de De Sanctis.


Na tentativa de dar mais consistência ao setor defensivo, o técnico Rudi García optou pela entrada do grego Torosidis na direita, aproveitando o cartão amarelo de Maicon, e de Emanuelson no meio, para fortalecer a marcação à frente da zaga. Bem postada na defesa, a Roma passou a explorar os contra-ataques para garantir a vitória, e quase conseguiu em chute de Iturbe, defendido pelo goleiro Karnezis.


O arqueiro grego, inclusive, impediu um placar mais elástico em favor dos visitantes ao praticar duas defesas cara a cara nos minutos finais. Uma no chute de Emanuelson, que recebeu com liberdade na entrada da área, e outra no mano a mano com Iturbe, quando desarmou o argentino já dentro da área.

Grego Karnezis teve atuação destacada no gol da Udinese e impediu um placar mais elástico em favor da Roma
Grego Karnezis teve atuação destacada no gol da Udinese e impediu um placar mais elástico em favor da Roma - Credito: AFP


Confira os jogos que fecham a 17ª rodada do Italiano nesta terça:


12h Chievo x Torino
12h Empoli x Verona
12h Genoa x Atalanta
12h Milan x Sassuolo
12h Palermo x Cagliari
12h Parma x Fiorentina
15h Cesena x Napoli
18h Juventus x Internazionale

Conteúdo Patrocinado